Vídeo: Fogo devasta fazenda e produtor perde 1.500 hectares

Vídeo: Fogo devasta fazenda e produtor perde 1.500 hectares

PARTILHAR

Fogo teria começado de maneira acidental em São José do Xingú, atingiu cinco fazendas e avança sem controle para áreas de reservas, vídeo assustador!

Um incêndio acidental está devastando propriedades rurais em São José do Xingú, em Mato Grosso. Ao todo, cinco propriedades foram atingidas pelas chamas, que avançam para áreas de reserva ambiental.

A propriedade do pecuarista Carlos Eduardo Souto foi uma das mais atingidas pelo fogo, tanto que uma ponte de dez metros e mais de 1.500 dos 3 mil hectares de pastagens foram consumidos pelas chamas. “O incêndio começou em um maquinário de uma fazenda vizinha e, de repente, por causa do vento, já pulou para a minha e causou um  prejuízo incalculável”,  afirmou o produtor.

Com muito esforço, o produtor abriu as  cercas antes das labaredas tomar conta e  conseguiu livrar o rebanho de 4 mil cabeças do fogo avassalador.

Na propriedade, ele trabalha com o sistema de cria e muitas vacas estão no ciclo de reprodução e a preocupação é que possam ser perdidos bezerros por causa dos transtornos e a falta de alimento. “Algumas estavam parindo, podem abortar, também vou ter que alugar pastos para garantir o alimento pois o fogo destruiu tudo.”

Após atingir as propriedades rurais, o fogo invadiu as áreas de reservas da região e continua ativo. O produtor teme  perder outras áreas de pastagens.

“Estamos monitorando o que sobrou para tentar evitar que o fogo saia das reservas e vai para essas áreas. E agora estamos sendo acusados pela grande mídia e pelas ONGs de botar fogo em tudo aqui, inclusive dentro do parque do Xingú, que fica uns 60 quilômetros daqui. Um absurdo isso tudo e o sentimento é que estamos abandonados, sem apoio de ninguém, de governo nenhum, inclusive até escrevi uma nota de repúdio sobre isso. Nós produtores aqui é que estamos nos ajudando uns aos outro e só nós é que estamos perdendo”, desabafou o pecuarista

Produtor vê 1.500 hectares de sua fazenda serem dizimados por incêndio em MT

Veja o vídeo do combate às chamas:

Compre Rural com informações do Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com