Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Vídeo – Quanto vale um boi de 800kg?

Zootecnista mostra conta simples de como chegar no valor de comercialização de um boi gordo, enviado ao frigorífico para o abate

As contas de pecuária de corte brasileira sempre estão em evidência no meio rural, quem nunca lhe perguntou quanto custa a arroba produzida na sua fazenda, ou até mesmo qual o custo de produzir uma arroba no confinamento, contas que ditam o lucro ou prejuízo dentro de uma propriedade rural. Todos os dados são importantes, foi pensando nisso que o Zootecnista Keberth Huan produziu um vídeo explicando todos os detalhes de como calcular quanto o pecuarista recebe da indústria por um boi de 800 quilos.

Na legenda do vídeo o zootecnista comentou – “Nessa semana durante um embarque de animais prontos para o frigorífico, nos deparamos com esse monstro de 800kg. Então já pensei: “Quanto vale um animal desse peso?” Fiz as contas e vim aqui compartilhar com vocês!” O animal saiu da fazenda com um peso vivo de 800 kgs, com 57% de rendimento de carcaça e arroba negociada a R$ 315,00.

Confira o vídeo na íntegra:

Importante ressaltar que o total obtido pela conta é o valor bruto pago pela indústria ao pecuarista, todos os custos fixos e de produção do animal não foram contabilizados.

Keberth foi muito didático, caso você não goste de papel e caneta, vamos lhe ajudar com uma conta bem simples, usando os mesmos números usados pelo zootecnista: Ex: (800/15)315 = 16.800 (com o percentual esperando de 57%) → 16.800 x 0,57 = R$ 9576,00.

Importante ressaltar que este animal é “fora da curva”, normalmente um animal padrão confinamento alcança pesos entre 20@ e 22@. Você também pode questionar os 57% de rendimento de carcaça de um animal Nelore, mas ficaria espantado com a qualidade genética conquistadas pela raça nos últimos anos. Em recente abate técnico, o Grupo Adir abateu garrotes filhos do touro ROUND da 2L entre 18 a 19 meses, os animais atingiram o rendimento de carcaça de 57,62%, com rendimento na desossa de 84,9% e 100% Cota Hilton.

Keberth, trabalha na afamada Fazenda Favorita – Kiko’s Ranch 20@, do pecuarista Kiko Quagliato o Rei do Gado no Brasil. Com um dos maiores rebanhos no território nacional, a 20@ se destaca pela excelência em recria e engorda de bovinos, além da integração lavoura e pecuária de maior destaque de Goiás e do Brasil. Os números são impressionantes: são mais de 41 mil cabeças de gado produzidas nas 7 fazendas próprias (9.020 ha) e em mais 18.000 ha de áreas arrendadas em outras propriedades.

Opinião de quem produz

Aproveitamos para conversar com Victor Darido, pecuarista na Fazenda Água Preta em Pindamonhangaba (SP), que salientou a importância de produzir animais pesados. “A pecuária brasileira caminha a passos largos para animais cada vez mais precoces e pesados. Produzir animais nesse padrão não é tarefa fácil, mas não impossível. Uma ressalva que digo é: a eficiência biológica diminui com o passar do tempo, então busque sempre explorar ao máximo a curva de crescimento do seu animal, maximizando seu lucro e sua produtividade. Em alguns momentos vale a pena um animal super pesado, em outros, é preferível abater antes.”

Como saber qual a melhor opção?!

Segundo o pecuarista a resposta para essa pergunta é gestão. “Você precisa ter seus números na mão pra ter clareza nas tomadas de decisão. Em meus anos de experiência, venho produzindo animais cada vez mais jovens e pesados, buscando aliar minha margem de lucro sempre, afinal, a paixão é importante, mas precisamos sobreviver no mercado” – Victor, autor do curso Pecuária Lucrativa aliado ao bem-estar animal, salientou a importância da busca pelo conhecimento dentro da atividade.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM