Recorde! Gigante de 1.600 kg vai para o abate no Sul

PARTILHAR
carcaca gigante de touro com 1600 quilos
Foto: Reprodução

O touro pesou mais de 106 arrobas, quase três vezes mais que um macho de peso padrão; Frigorífico São João fica em São João do Itaperiú, Santa Catarina

Atualização: depois de viralizado conseguimos atualizar com informações mais precisas –– O peso médio de carcaça dos bovinos abatidos no País é, em média, de 245,7kg e se considerarmos um rendimento de carcaça conservador de 55% podemos chegar no peso de um animal em pouco acima dos 500kg. O animal da foto pesou no balanção do Frigorífico cerca de 1.600 quilos (peso vivo), mais de três vezes o peso padrão, um verdadeiro gigante da pecuária de corte brasileira. Vale lembrar que esse peso das carcaças refere-se a média de todos os bovinos abatidos no País, ou seja, de machos e fêmeas e bois, vacas, novilhas e novilhas. Segue vídeo do animal antes do abate:

As imagens mostram o processo de abate do animal, e nelas é possível imaginar o trabalho que deu para os funcionários do Frigorífico São João em São João do Itaperuí, Santa Catarina. Esse literalmente é o tal do “boi quebra gancho” pelo tamanho e peso. O touro é pertence a raça Limousin e provavelmente é PO (Puro de Origem), pertenceu a algum criatório que faz seleção da raça ou um pecuarista que o usava como touro de monta na vacada e descartou pela provável idade avançada.

carcaca gigante de touro com 1600 quilos 2
Carcaça já limpa

Segundo informações obtidas no site OCP News esse é o recorde absoluto de peso no Sul do país. Com novas informações, conseguimos apurar que o criador e proprietário do animal é Marcos Conrado Hass da cidade de Pomerode (SC), localizado região do Vale do Itajaí é conhecido por ser “A cidade mais alemã do Brasil“. O animal foi abatido em dezembro de 2020 e somente agora “alcançou a fama”.

O peso morto, que considera somente a carne do animal dentro da indústria, foi de 840kg com rendimento de carcaça de 62%, normal para uma raça taurina, podemos chegar as incríveis 56@ pagas pela indústria, e digo mais, se considerarmos um valor de arroba paga de R$ 315,00 estamos falando de R$ 17.640,00. Isso mesmo, no peso o animal rendeu ao pecuarista quase dezoito mil reais.

Sobre a raça do touro: Limousin

touro da raça limousin
Foto: Divulgação

A raça Limousin é uma raça de corte originada há mais de 7.000 anos na região de Limoges na França. Nativa da província de Lemosin, ou Limousin, no sudoeste da França. A raça é conhecida mundialmente pela produção de carne macia e de altíssima qualidade, inclusive vencedora do prêmio de melhor bife do mundo. Além disso, as fêmeas ganham destaque com sua facilidade para o parto e a alta produção de leite.

Principais características dos animais da raça Limousin: são animais eficientes, de crescimento rápido, grande massa muscular, com alto poder fecundante e de rendimento de carcaça. As fêmeas pesam entre 550-750 kg; os touros entre 950 e 1.200 kg.

touro-limousin-3m-batista
Cacaio Lima com o touro 3M Batista: genética reconhecida em Esteio / Foto: Divulgação

Em 2017 a ExpoInter produziu um destes recordes. O touro 3M Batista, da Fazenda Boa Esperança, de Cacaio Lima, foi considerado o reprodutor mais pesado da feira. O exemplar da raça Limousin pesou 1.450 quilos e conquista o bicampeonato entre os animais de maior peso da feira.

Recordes produzidos pela Pecuária brasileira.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.