Vídeo: Raio mata vacas da raça holandesa

Vídeo: Raio mata vacas da raça holandesa

PARTILHAR
vacas-morrem-e1556390449522-1024x484
Foto Divulgação.

O prejuízo, segundo o produtor rural, é de mais de R$ 80 mil reais. Tragédia aconteceu no momento em que os animais estavam comendo. Veja o vídeo!

Na quinta-feira, um raio matou 21 vacas na cidade de Eusébia, em Santa Fé, no departamento de Castellanos na Argentina. Tudo aconteceu no momento em que os animais foram comer.

Sergio Grosso, veterinário e dono de 19 animais mortos, explicou na Rádio Belgrano, que “ele nunca havia sofrido uma situação semelhante, mas não podemos fazer nada diante de um clima para o qual mudamos”. Ele também explicou que a perda atinge um milhão de pesos. “Você também tem que adicionar os 20 litros por ordenha que você perder de cada uma das vacas.”

O homem disse que seu campo está localizado a cerca de 7 quilômetros da cidade e que um produtor vizinho matou dois animais.



“Minha intenção é seguir em frente. Agora vamos bater nas portas para ver se há algum crédito de longo prazo que possa nos ajudar a recuperar ”, explica ele. No entanto, as falhas do sistema produtivo fazem pensar em outra coisa.

Assista ao vídeo gravado pelo produtor:

“São coisas que podem acontecer no campo, faz parte dos riscos de produzir”, mas as limitações são muitas para avançar.

Como prevenir gado dos raios

Evitando-se a aglomeração dos animais nessas áreas a probabilidade de acidente fica menor. Da mesma forma, a construção de cercas, com interrupção do arame a cada 100 metros aproximadamente – usando-se dois mourões próximos um do outro – e aterrando-se todos os arames pode evitar danos maiores aos rebanhos.

Fonte: Santa Fé Agroinstituto

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com