Vídeo: Vaca Girolando produz quase 260 kg/leite na Megaleite

O 32º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando já tem suas grandes campeãs. A competição aconteceu de 4 a 7 de junho, integrando a programação da Megaleite 2023. A Raça Girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil.

Maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite). O 32º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando já tem suas grandes campeãs. Com a participação de 16 vacas da raça, a competição aconteceu de 4 a 7 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, integrando a programação da Megaleite 2023.

Conheça um pouco sobre as estrelas da Megaleite 2023. A brasileiríssima raça Girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil e foi a primeira raça leiteira do Brasil a incorporar a seleção genômica no programa de melhoramento genético.

A Megaleite 2023 acontecerá no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, e deve receber milhares de visitantes do Brasil e de outros países interessados em conhecer as novidades do setor. A expectativa é de contar com cerca de 100 empresas expositoras. A feira ainda contará com leilões, mostra de animais, eventos técnicos e culturais, uma vila gastronômica com a melhor comida mineira, dentre outras realizações.

Torneio Leiteiro Nacional de Girolando

As inscrições para o torneio leiteiro de Girolando são no valor de R$250,00 para as propriedades participantes do Serviço de Controle Leiteiro a pelo menos três meses. Para as fazendas não participantes o valor é de R$1.000,00. O 32º Torneio Leiteiro Nacional de Girolando já tem suas grandes campeãs. Com a participação de 16 vacas da raça, a competição aconteceu na Megaleite 2023.

Na categoria Produção Absoluta de Leite, a Grande Campeã foi Parreira FIV Bradnick SJ Lalu, CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir, de propriedade do expositor Luiz Cláudio Bastos de Moura/Karla Salgado R. de Moura. Parreira produziu 259,385 kg/leite, com média de 86,462 kg/leite.

Na categoria de Composição do Leite, a Grande Campeã foi Nina FIV Saloon FGS Sapucaia, CCG 1/2 HOL + 1/2 GIR, do expositor Fernando Gonçalves dos Santos. Ela produziu 204,468 kg/leite, com média de 68,156 kg/leite.

A Megaleite 2023 é a primeira organizada pela nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que a partir de janeiro passará a ser conduzida por Domício Arruda Silva. “O Brasil é referência mundial na seleção bovina leiteira por desenvolver um excelente trabalho de melhoramento genético, o que colocou a Megaleite no calendário de eventos internacionais. A exposição é uma grande vitrine para a pecuária nacional, reunindo milhares de visitantes de diversos países e culminando na realização de inúmeros negócios por parte dos pecuaristas e das empresas participantes”, assegura o futuro presidente da Girolando. 

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM