Visando crescimento da safra, cooperativa abre 170 vagas de trabalho

Maior Cooperativa Agroindustrial da Região Norte, COOPERNORTE está com 170 vagas abertas para atender as demandas da safra de 2023/2024; Crescimento na produção de grãos no Pará é estimada em 16,3%

Maior Cooperativa Agroindustrial da Região Norte, a COOPERNORTE está com 170 vagas abertas para atender as demandas da safra de 2023/2024. São oportunidades para atuar como auxiliar de classificação, auxiliar de balança, auxiliar de produção e zelador (a). Os interessados devem enviar o currículo até o dia 20 de março de 2024 para o e-mail com o título da vaga no assunto. As vagas estão distribuídas entre as unidades da COOPERNORTE em Paragominas e Rondon do Pará (PA).

A soja é o principal produto agro exportado pelo Pará (50,13%). O Estado também está entre os 10 maiores exportadores de grãos do País, a melhor posição depois de quase 30 anos da introdução da soja em solo paraense. Atualmente, o equivalente a 30% do total da área de lavouras é de soja, sendo a de maior representatividade dentre as culturas. As informações são Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará (Adepará).

O grão tem apresentado um ritmo significativo de crescimento no Pará. Entre os anos de 2010 e 2020, a área cultivada expandiu de 85,4 mil para 603.473 mil hectares, tornando-se a cultura de maior representatividade no Estado. Depois da soja, segue no ranking do agronegócio paraense a carne bovina, com 19,54%.

“Todo ano que passa nós temos um acréscimo de área plantada dentro do Estado. Dessa forma, passamos dos 700 mil hectares no Pará e temos a expectativa de, no ano que vem, crescer mais uma porcentagem de cinco a dez por cento. Esse ano, viemos um crescimento de cinco a oito por cento na atividade. O mercado está bom, o preço está bom. Neste momento, já estamos com colheita no sul do Pará”, informa o produtor Wanderlei Ataídes, presidente da Associação dos Produtores de Soja do Pará (Aprosoja).

O representante da entidade informa que, a cada 100 hectares de soja plantada, são gerados até seis postos de trabalho. Segundo dados da Aprosoja, para cada 100 hectares plantados, é gerado um emprego direto e cinco indiretos. “Assim, onde chega a soja, chega o desenvolvimento, a infraestrutura, os empregos e tudo com responsabilidade social e ambiental”, pontua.

No Brasil, a soja é o principal produto da pauta de exportação brasileira, alcançando, em 2020, o volume recorde de 119,4 milhões de toneladas exportadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o Pará é o segundo maior produtor de soja da região Norte, atrás somente do Tocantins, que em 2018 produziu 2 milhões e 500 mil toneladas, e é o 13º do Brasil.

Colheita de Soja - Coopernorte 2- Cooperativa Agroindustrial da Regiao Norte do Para
Foto: Divulgação

“Não sabemos quanto irão custar os insumos pro ano que vem, pois não foram comprados para a safra 2022, mas quem esse ano comprou mais cedo e não fechou contratos antecipados irá pegar um bom preço. É uma boa expectativa. Aqui na região de Paragominas as lavouras estão muito boas, ainda não estão na colheita, mas se o clima contribuir, com certeza iremos ter uma safra muito boa esse ano”, avalia o produtor.

A COOPERNORTE atua há mais de 12 anos com produtos e serviços de excelência para o desenvolvimento do ramo agropecuário regional. A instituição tem sede em Paragominas e está presente em outros municípios paraenses e no Maranhão. Atualmente, a COOPERNORTE conta com 98 cooperados e uma área plantada de 116 mil hectares.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM