Volume de chuvas deixa 281 municípios mineiros em estado de emergência

Governo de Minas vêm realizando ações integradas com o objetivo de prevenir e também de atuar em desastres ocorridos nas temporadas chuvosas.

Nessa terça-feira (14), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgou um boletim revelando que 281 cidades de Minas Gerais estão em situação emergencial por conta do período chuvoso. Segundo as informações apresentadas, as chuvas já deixaram 22 vítimas fatais; 12.838 pessoas desalojadas que tiveram que deixar as suas casas e 2.241 estão desabrigadas precisando de auxílio em abrigo público.

Órgãos públicos do Governo de Minas vêm realizando ações integradas com o objetivo de prevenir e também de atuar em desastres ocorridos nas temporadas chuvosas. Várias medidas de gestão de risco em desastres, orientações, e ajuda são realizadas pelo Gabinete Militar do Governador (GMG), juntamente com a Cedec e também com participação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), como forma de prestar apoio à população e aos municípios.

Anualmente, quando o período de chuvas se aproxima, o CBMMG opera com o Plano de Preparação e Resposta para o Período Chuvoso, possuindo diretrizes em todas a unidades dos bombeiros do estado. As medidas de enfrentamento aplicadas são o mapeamento operacional, o reforço ao monitoramento e vistoria das áreas de risco, reuniões de alinhamento com demais órgãos públicos estaduais e municipais, planos de contingência, campanhas educativas e orientação a moradores de regiões de risco.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é referência na gestão estratégica e no atendimento de emergências ambientais e catástrofes naturais, e vem desempenhando o mapeamento e a inspeção das áreas de risco, de barragens, encostas e localidades ribeirinhas. Os militares da corporação realizam um treinamento contínuo com cursos de capacitação e atualização das estratégias de buscas em estruturas colapsadas e salvamento em soterramentos, enchentes e inundações.

Além desse trabalho, outras atividades são desenvolvidas para auxiliar as cidades atingidas pelas chuvas, como a criação dos Núcleos Municipais de Defesa Civil e a promoção de campanhas desenvolvidas pelos órgãos ambientais para orientar à população sobre a autoproteção comunitária e a evacuações de locais com maiores chances de acidentes, buscando assim, reduzir os perigos expostos no período chuvoso.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM