
A raça se destaca pela eficiência no cruzamento, carne marmorizada, eficiência produtiva e adaptação a diferentes condições climáticas.
A história exata do Whitebred Shorthorn, frequentemente chamado de White Shorthorn, é envolta em mistério, mas sabe-se que sua origem remonta ao noroeste da Inglaterra e ao sudoeste da Escócia. A raça ganhou notoriedade nos condados fronteiriços do Reino Unido há mais de 100 anos, quando era conhecida como Cumberland White.
Apesar de sua relevância histórica, o Whitebred Shorthorn é atualmente considerado uma raça rara. As vendas oficiais de associações continuam sendo realizadas em Carlisle, na primavera e no outono, mas os números de exemplares negociados são reduzidos. Essa raça se destaca por sua coloração sempre branca, diferindo das variações encontradas em outros Shorthorns.
Os animais da raça Whitebred Shorthorn apresentam uma série de atributos que os tornam ideais para a pecuária:
- Pelagem branca com pelos externos macios e um subpelo espesso e musgoso.
- Estrutura média, com conformação bem balanceada.
- Focinho largo e olhos brilhantes, indicando vitalidade.
- Linha superior reta e corpo profundo, com bom desenvolvimento muscular.
- Boas qualidades de ordenha, com úberes compactos e tetas bem espaçadas.
- Temperamento dócil, facilitando o manejo.
Os touros são conhecidos pela capacidade de transmitir boa conformação e potencial de crescimento aos bezerros, que se desenvolvem rapidamente e resultam em carne de alta qualidade. Já as vacas se destacam pela longevidade reprodutiva e alta produção leiteira, garantindo desmames regulares.
O Whitebred Shorthorn mantém um papel relevante no mercado atual devido à sua capacidade de prosperar em condições adversas e baixo custo de manutenção. Sem necessidade de alimentação concentrada, os animais conseguem produzir carne bovina marmorizada de alta qualidade apenas com pastagens naturais.

Além do cruzamento tradicional com Galloway, a raça tem sido utilizada em experimentos com Highland Cattle, Holstein Friesian, Beef Shorthorn, Herefords e Luings. Isso demonstra a versatilidade genética do Whitebred Shorthorn e sua capacidade de atender às demandas da pecuária moderna, que busca reduzir custos e produzir de forma mais sustentável.
Diante dos desafios crescentes do setor, como mudanças climáticas e pressões por sustentabilidade, o Whitebred Shorthorn se posiciona como uma solução viável para produtores que desejam um gado rústico, eficiente e adaptável.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.