
A raça se destaca pela eficiência no cruzamento, carne marmorizada, eficiência produtiva e adaptação a diferentes condições climáticas.
A história exata do Whitebred Shorthorn, frequentemente chamado de White Shorthorn, é envolta em mistério, mas sabe-se que sua origem remonta ao noroeste da Inglaterra e ao sudoeste da Escócia. A raça ganhou notoriedade nos condados fronteiriços do Reino Unido há mais de 100 anos, quando era conhecida como Cumberland White.
Apesar de sua relevância histórica, o Whitebred Shorthorn é atualmente considerado uma raça rara. As vendas oficiais de associações continuam sendo realizadas em Carlisle, na primavera e no outono, mas os números de exemplares negociados são reduzidos. Essa raça se destaca por sua coloração sempre branca, diferindo das variações encontradas em outros Shorthorns.
Os animais da raça Whitebred Shorthorn apresentam uma série de atributos que os tornam ideais para a pecuária:
- Pelagem branca com pelos externos macios e um subpelo espesso e musgoso.
- Estrutura média, com conformação bem balanceada.
- Focinho largo e olhos brilhantes, indicando vitalidade.
- Linha superior reta e corpo profundo, com bom desenvolvimento muscular.
- Boas qualidades de ordenha, com úberes compactos e tetas bem espaçadas.
- Temperamento dócil, facilitando o manejo.
Os touros são conhecidos pela capacidade de transmitir boa conformação e potencial de crescimento aos bezerros, que se desenvolvem rapidamente e resultam em carne de alta qualidade. Já as vacas se destacam pela longevidade reprodutiva e alta produção leiteira, garantindo desmames regulares.
O Whitebred Shorthorn mantém um papel relevante no mercado atual devido à sua capacidade de prosperar em condições adversas e baixo custo de manutenção. Sem necessidade de alimentação concentrada, os animais conseguem produzir carne bovina marmorizada de alta qualidade apenas com pastagens naturais.

Além do cruzamento tradicional com Galloway, a raça tem sido utilizada em experimentos com Highland Cattle, Holstein Friesian, Beef Shorthorn, Herefords e Luings. Isso demonstra a versatilidade genética do Whitebred Shorthorn e sua capacidade de atender às demandas da pecuária moderna, que busca reduzir custos e produzir de forma mais sustentável.
Diante dos desafios crescentes do setor, como mudanças climáticas e pressões por sustentabilidade, o Whitebred Shorthorn se posiciona como uma solução viável para produtores que desejam um gado rústico, eficiente e adaptável.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
Frente ao primeiro trimestre de 2024, feita a comparação ano a ano, é possível identificar um aumento um pouco mais expressivo.
Continue Reading Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
O principal embate gira em torno da alta dos juros, da baixa execução orçamentária e da maquiagem nos números divulgados
Continue Reading A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
Plano Safra e Funcafé: momento de atenção e estratégia para o cafeicultor brasileiro
Durante a cerimônia o Ministro da Agricultura e Pecuária, ressaltou que além dos recursos disponibilizados pelo Plano Safra, a cafeicultura ainda terá R$ 7.187 bilhões de reais oferecidos pelo Funcafé.
Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Durante o inverno, a ingestão de alimento em bovinos de leite tende a aumentar, exigindo ajustes e balanceamentos nutricionais em sua alimentação.
Continue Reading Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Proposta do Governo de taxar LCIs e LCAs pode encarecer o crédito rural e afetar o preço dos alimentos
“Essa medida pode desestruturar o financiamento agrícola e afetar toda a cadeia produtiva, do campo à mesa do consumidor”, diz advogada.
Anuário Leite 2025, da Embrapa, mostra crescimento da produção no Brasil e intensa preocupação com a sustentabilidade
O Anuário traz reportagem sobre as pesquisas da Embrapa para aumentar a eficiência dos sistemas de produção, tendo como foco a redução da pegada de carbono sem esquecer a produtividade.