
Nomeação de Wilson Vaz, veio após a exoneração do ex-secretário Neri Geller e às vésperas do anúncio do novo Plano Safra, que está previsto para os dias 25 e 26 de junho; Geller foi exonerado do cargo após suspeitas envolvendo o leilão para compra de arroz
O servidor de carreira Wilson Vaz de Araújo foi nomeado como novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, 14.
Vaz já era cotado como o possível substituto de Neri Geller, ex-secretário da área. Ele assume após polêmica envolvendo Geller e o leilão de arroz feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ao Agro Estadão, Geller disse que o presidente Lula foi “mal orientado na questão do arroz” e que o leilão foi um erro político.
O novo secretário já atuava dentro da secretaria como diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário. Essa também não será a primeira vez que Vaz assume o posto, já que no ano passado ele comandou a secretaria antes de Neri Geller ser nomeado.
De acordo com o currículo publicado pelo Mapa, Vaz é secretário de carreira da Conab desde 1990. Ele tem graduação em Ciências Econômicas e é mestre em Economia desde 1997. Também no mesmo ano ingressou no Secretaria de Política Agrícola como gerente de Programas. Desde então, Vaz assumiu diferentes cargos dentro da secretaria.
Negociação para novo Plano Safra
O novo secretário, Wilson Vaz, já participa das negociações do Plano Safra 2024/2025. Inclusive esteve presente em uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que aconteceu na primeira semana de junho para tratar sobre o tema.
Segundo apuração do Agro Estadão, o novo Plano Safra deve ficar em R$ 540 bilhões, somando agricultura empresarial e agricultura familiar. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também já afirmou que serão dois lançamentos separados, nos dias 25 e 26 de junho.
Fonte: Estadão Conteúdo
Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Referência internacional em bem-estar animal, o zootecnista Mateus Paranhos deixa legado técnico, ético e científico que transformou o modo como o Brasil trata seus animais de produção
Continue Reading Morre Mateus Paranhos, cientista que humanizou a pecuária brasileira
Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
As resoluções dos sherpas (negociadores dos países) serão encaminhadas para as lideranças políticas e devem resultar em declarações específicas sobre essas pautas.
Continue Reading Brics terá declarações de IA, doenças socialmente determinadas e clima
Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Resultado do cruzamento entre Murray Grey e Brahman, o gado Greyman é reconhecido por sua adaptabilidade, eficiência alimentar e carcaça premium.
Continue Reading Conheça o Greyman, um cruzamento que virou ouro na pecuária de corte tropical
Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
Rusticidade, eficiência alimentar, longevidade produtiva e resistência a doenças tropicais são apenas alguns dos atributos que fazem do búfalo um animal cada vez mais presente em propriedades de pequeno, médio e grande porte
Continue Reading Conheça as melhores raças de búfalos seja para produzir leite e ou carne
Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
Produção da safrinha de milho deve chegar a 123 milhões de toneladas em 2024/25, impulsionada por clima favorável e alta produtividade. Setor comemora, mas se preocupa com escoamento e demanda internacional
Continue Reading Safrinha histórica: milho bate recorde e impõe novo desafio ao agro brasileiro
Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado
Segundo governo federal, o benefício da tarifa social de energia elétrica concederá a gratuidade total da conta de luz a 4,5 milhões de famílias.
Continue Reading Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado