“Zebu: Carne de Qualidade” ganha parceiro de peso

“Zebu: Carne de Qualidade” ganha parceiro de peso

PARTILHAR
Foto Divulgação

ABCZ e ESALQ/USP assinam Termo de Cooperação Técnica para o programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’; programa quer mostrar a qualidade do touro PO

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a ESALQ /USP (Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ da Universidade de São Paulo), assinaram, na tarde da última quarta-feira (11) um Termo de Cooperação Técnica. O documento oficializa a parceira entre as entidades para o desenvolvimento do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’.

“Formalizamos a parceria com a ESALQ, antiga associada da ABCZ, detentora do núcleo de Nelore, coordenado pelo professor Flávio Portela e que está assumindo a responsabilidade de fazer este trabalho junto conosco no programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’. Um projeto único e dinâmico, que será finalizado com um abate técnico e trará um número expressivo e conclusivo para mostrar a qualidade do touro PO. E a ESALQ veio somar com outras instituições importantes para o desenvolvimento do programa, com a Embrapa, Epamig, FAZU, Universidade Federal de Viçosa e Unicamp”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Pelo documento, a ESALQ será uma das parcerias no acompanhamento e manejo nutricional dos mais de cem bezerros, participantes do programa. “No programa teremos a oportunidade de avaliar um sistema intensivo de produção da desmama a terminação. O projeto se diferencia também porque vai trazer informações de animais com alto valor genético. Não temos no Brasil este tipo de informação com essa qualidade de animal. É uma oportunidade ímpar e muito importante”, declara Flávio Portela Santos, professor do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP.

Foto: Divulgação

Após a assinatura do termo, os representantes das entidades participaram de uma reunião com profissionais e parceiros envolvidos na realização do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, onde foram apresentados relatórios e debatidas as futuras diretrizes do projeto.

‘Zebu: Carne de Qualidade’ recebe visita do pecuarista José Humberto Vilela Martins

Um dos pecuaristas mais tradicionais do país, José Humberto Vilela Martins, do Nelore Camparino, esteve nesta quinta-feira (12) na Fazenda Experimental da ABCZ-Orestes Prata Tibery Júnior, para conhecer os bezerros participantes do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’.

 “Este projeto vai mostrar a realidade e dar um norte para a pecuária. Nós da Fazenda Camparino estamos à disposição para participar da futura edição do programa”, declarou o pecuarista.

Foto: ABCZ

À visita foi acompanhada pelo gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu e do supervisor da Fazenda Experimental da ABCZ, Ricardo de Paiva.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.