CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Adubo Inteligente: Turfa é rico em matéria orgânica, onde pode chegar até 90% em sua composição
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
turfa retirada

Adubo Inteligente: Turfa é rico em matéria orgânica, onde pode chegar até 90% em sua composição

Matéria feita pelo Globo Rural, fala sobre a Turfa (Adubo Inteligente) em sua importância na aplicação no solo, “Turfa é rico em matéria orgânica, onde possui de 70 a 90% de matéria orgânica em sua composição, consequentemente essa matéria orgânica pode auxiliar no processo de produtividade agrícola de diferentes maneiras, por exemplo, ela tem capacidade de retenção de água, consequentemente minimiza o processo de erosão”, temos esse produto, na forma líquida (concentrada), gerando facilitar a aplicação, e menor custo em transporte.

Muito explorada, principalmente para o uso agrícola, devido ao teor de matéria orgânica, a turfa tem origem vegetal e pode ser encontrada em camadas, geralmente em regiões pantanosas e também sob as montanhas. Apesar de o seu uso ter se tornado comum, muitas pessoas ainda não sabem o que, de fato, é.

A substância é formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnu. A umidade presente no corpo faz com que ela não se decomponha e se transforme em mineral, mesmo depois de um longo período geológico.

Basicamente, a turfa é composta por substâncias húmicas (Ácido Húmico, Ácido fúlvico e Humina) e substâncias não-húmicas. As primeiras se referem a materiais com estrutura química não definida, composta por carboxílicos, cetona, hidroxilas fenólicas e alcoólicas. Já a substância não-húmica é composta por estruturas bem definidas, como lignina, proteínas, etc.

turfa

Utilização

Sob condições geológicas adequadas, a turfa pode transformar-se em carvão mineral, através de emanações de metano vindo das profundezas e da preservação em ambiente anóxico – que sofre com a falta de oxigênio. Sendo, assim, um carvão menos rico em carbono.

Além disso, por ser inflamável, é utilizada como combustível para aquecimento doméstico. A turfa também tem sido utilizada para recuperar ambientes degradados e como absorvente de hidrocarbonetos, o que faz da substância um dos produtos mais utilizados em todo o mundo para prevenir e combater derramamentos de derivados de petróleo.

Na agricultura, a utilização de produtos à base de turfa como um condicionador para melhorar as propriedades físicas do solo e aumentar a atividade microbiana, vem se tornando cada vez mais comum.

Algumas propriedades e empresas especializadas já aplicam produtos deste tipo até em gramas e campos de futebol, em árvores ornamentais e no cultivo de hortaliças – utiliza-se a turfa, também, misturada com casca de arroz queimada e outros ingredientes como substrato no cultivo de planta.

Você pode comprá-la líquida, em tambores de 5, 20 e 25 litros.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...