CLASSIFICADOS
Página Inicial » Cavalos » Líder da SM, garanhão premiado entra para o Hall da Fama da raça Quarto de Milha brasileira
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA

Líder da SM, garanhão premiado entra para o Hall da Fama da raça Quarto de Milha brasileira

lider-sm-cavalo1Toda a história do cavalo Líder da SM (Go Man Bars II x Nova Iorque SKR, por El Zorrero) começou em 1992, na cidade de Colatina, no estado do Espírito Santo. Nesta época ele somente era treinado no Haras Floriano Varejão, ainda não sendo de propriedade dos irmãos Edmilson (Dezinho) e Edilson (Cicinho) Varejão.“É até engraçado contar! Como o Líder era calmo, as pessoas diziam ‘esse cavalo não vai correr não, ele é muito devagar’. Mas ele era focado no partidor e se transformava ao entrar na pista de competição. Então na hora que o cavalo partia para o Tambor ou para a Baliza ele se modificava”, informou Cicinho. Ele conta ainda que, com o passar do tempo o Líder começou a se destacar como atleta e despertou neles o interesse em adquiri-lo. “Foi então que em 1994 nós o trocamos por automóvel Mustang importado que eu possuía, mais uma quantia em dinheiro”, revelou Cicinho. A partir daí iniciou-se uma carreira muito vitoriosa nos Três Tambores e nas Seis Balizas, com vários títulos nacionais, despertando o interesse de muitos quartistas. “Eu vejo muita gente falar que fez um cavalo. Eu tenho humildade de dizer que ele me fez um criador”, revelou Cicinho. Para Edimilson, o Líder foi um veículo que os levou muito rápido ao topo dos criadores.  Com 197 pontos em seu cartel como atleta no Registro de Mérito na ABQM, destacou-se nos Três Tambores com os títulos de campeão do Congresso ABQM em 1997, bicampeão Nacional ABQM 94/95 e bicampeão Internacional AQHA 94 além de vários campeonatos Estaduais. Nas Seis Balizas pela ABQM foi campeão do Congresso 95, bicampeão Nacional 94/96, campeão Internacional AQHA 95 e também em outros Estaduais.

Na vida reprodutiva, ocupa a 11º colocação com 2.691 pontos acumulados. Entre seu filhos em campanha, destacam-se no tambor: Dafne Little BW (190,5 pontos); Ligal VF (156,5 pontos); Lualiz Líder (120 pontos); Líder Jr AV (119 pontos); Nina Líder FV (117,5 pontos); e Pepe Ligal FV (105 pontos). Nas Seis Balizas: Ligal FV (72,5 pontos); Maggic Líder FV (59 pontos); Jasmine Líder FV (21,5 pontos); e Havana Líder FV (20 pontos). Além disso, é um grande representante como avô materno, com destaque em Três Tambores (Timmydo Q Falcão, Cammy Líder RPF, Sonhadora Zorrero e Ligal Tucupi FV; nas Seis Balizas (Timmydo Q Falcão, Ligal Tucupi FV), no Laço Individual (Apolo Líder BCQ); no Laço Cabeça (Black Chick Líder).

“Ele parou de coletar sêmen aos 28 anos e não está mais em atividade reprodutiva, mas continua com boa saúde aos 30 anos na Central de Reprodução Rancho das Américas. Hoje o Líder já é um ‘senhor’ e recebe visitas que ao sair, deixam o local com lágrimas e beijos de gratidão”, pontuou Dezinho.  Segundo os irmãos Varejão, apesar da vontade da família de levá-lo para o Espírito Santo. O medo de ele não aguentar a viagem, faz com que optem pelo seu bem-estar.E é por tudo isso que o cavalo Líder da SM entrará para o seleto grupo de animais do Hall da Fama 2016.

Fonte abqm.com.br

Um comentário

  1. Hola y gracias por este blog es una verdadera inspiración ..

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Se for levado em conta o cenário do ano passado, somente 41% das propriedades rurais leiteiras do país produzirão a bebida dentro dos padrões legais determinados pelo Ministério da Agricultura, conforme aponta um estudo da Clínica do Leite/Esalq-USP. Foto: Divulgação

Preço do leite ao produtor recuou 11,7% em novembro

O preço médio do leite recebido pelo produtor recuou 11,7% em novembro, na comparação com ...

bezerrada curiosa

A hora certa de usar os vermífugos no gado

O sucesso da produção na pecuária bovina depende, entre outras coisas, de um bom manejo ...