10 sinais importantes de um cavalo saudável

10 sinais importantes de um cavalo saudável

10 sinais que seu cavalo é saudável
Infográfico gerado à partir do conteúdo do artigo

Saúde dos equinos é essencial para que a interação homen animal seja completa e satisfatória. Listamos abaixo 10 itens que são de suma importância para que seu animal tenha uma vida longa e saudável.

Cavalo com boa expressão
Foto: Divulgação

1. Olhos & Narinas

Os olhos do seu cavalo devem ser claros e brilhantes. Eles não podem estar turvos, opacos ou constatar alguma vermelhidão bem acentuada. Caso o cavalo esteja com os olhos bem avermelhados ou com uma opacidade em seus olhos ou narinas escorrendo podem ser um indicativo forte de problema de saúde. O vermelho dos olhos (assim como nos humanos) sem excesso é normal.

Dentição boa do cavalo
Dentição boa do cavalo / Foto: wideopenpets.com

2. Dentes

Os dentes do seu cavalo precisam ser verificados e raspados pelo menos uma vez por ano. Caso contrário, pontas ou lascas pontiagudas podem se desenvolver a partir do desgaste irregular. Cavalos mais velhos, acima dos 15 anos de idade podem ter um cuidado maior, a verificação deve ser mais regular especialmente se verificar que ele está perdendo peso ou está com dificuldade na hora de alimentar-se ou na mastigação. Procure por qualquer sinal de desconforto, isso pode ser sinais de problemas de saúde procure um veterinário especializado em dentes. Uma outra preocupação é com os dentes de lobo, que devem ser removidos do cavalo ainda jovem.

3. Apetite

O apetite do seu cavalo pode muito fácil determinar se ele está saudável ou não, pois normalmente quando o animal é tratado fora de baia praticamente passa o dia todo pastando, se verificar o animal constantemente parado, desinteressado em se alimentar pode ser um indicador que possa haver algum problema.

4. Peso e condição corporal

É muito importante manter o seu cavalos em ótimas condições e evitar deixá-lo obeso ou muito magro,equilíbrio é muito importante neste item. Os equinos perdem peso muito rápido, por isso é importante manter a condição corporal correta. Caso esteja vendo as costelas do animal esse é um sinal que ele está realmente muito magro.

Cavalo aparentemente magro,
Exemplo de cavalo magro, com suas costelas a mostra / Foto: Divulgação

5. Cascos saudáveis

Sem casco, sem cavalo! Os cascos do seu cavalo devem estar sempre em bom estado, casqueados (regularmente aparado por você ou seu casqueador de preferência) e com boa aparência principalmente na parte inferior que toca ao chão, pois é ali que acontecem os maiores problemas, podridão de ranilha, laminite entre outras doenças. Cascos longos, fracos os frágeis significa que seu cavalo provavelmente precise de um casqueador ou que a alimentação dele não está de acordo, é sabido que muitas doenças dos cascos são atribuídas ao solo que este animal pisa e sua alimentação diária.

Cascos de cavalo saudável
Casco saudável, com boa coloração e você pode ver que não há podridão na ranilha / Foto: Divulgação

Doenças de casco em equinos, 6 maneiras de prevenir

6. Pernas limpas

As pernas do animal devem estar com aparência limpa e normal, livres de qualquer inchaço, caroços ou protuberância anormal. Quanto estiver selando o animal verifique esse tipo de anormalidade e qualquer outra situação que possam afetar o animal durante o trabalho ou passeio.

7. Movimento livre

Um cavalo saudável é harmonioso, movimentos livres e não mostrará quaisquer sinais de claudicação ou marcha irregular. Um animal manco terá a passada curta e pode acenar com a cabeça mostrando que está desconfortável com a situação.

8. Temperatura

A temperatura de um cavalo saudável estará entre 37,5° C e 38,5° C. A temperatura corporal do cavalo varia ligeiramente, por isso é uma boa idéia para conhecer a temperatura regular do seu. As leituras de temperatura que estão fora da faixa normal devem ser sempre cuidadosamente monitoradas. A temperatura de 39° C requer atenção veterinária imediata.

9. Pelo brilhante

Indiferente da cor da pelagem do seu animal, o pelo deve estar sempre brilhante! Se você estiver sanando as necessidades nutricionais dele e fazendo a manutenção do pelo com banhos regulares e raspagem você fará o pelo do seu animal brilhar. Uma pelagem opaca e cinzenta pode ser sinal de que algum nutriente está faltando na dieta dele ou ainda pode ser indicação que podem existir fungos que estão agindo no pelo.

10. Atitude

Seu cavalo deve ter um comportamento ativo e alerta. Ele deve estar interessado em seu ambiente e parecer confortável. Os cavalos doentes, feridos ou desconfortáveis podem parecer aborrecidos, indiferentes e desinteressados. Outros sinais de dor incluem sinais óbvios de desconforto – rolar, escavar o chão, chutes repetidos e respiração rápida.

Traduzido da The Stable Magazine