4 doenças mais comuns em bezerros

4 doenças mais comuns em bezerros

PARTILHAR

Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a doenças.

*Artigo publicado originalmente no blog da FUNDAÇÃO ROGE

Todos os profissionais da pecuária leiteira sabem da importância dos cuidados com a criação de bezerros. Neste período de vida do animal, após o seu nascimento, pode haver maior incidência de doenças por causa da baixa imunidade. Por isso, é extremamente necessário que os cuidados com a saúde e com a alimentação sejam realizados corretamente. Assim, o bezerro deixa de ser sensível e passa ser saudável.

Os bezerros recém-nascidos ou aqueles que não adquiriram ou que possuem uma imunidade muito frágil são mais propensos a doenças. Veja as 4 principais doenças recorrentes nessa fase:

1) Diarreia

Doença causada por vários agentes infecciosos (bactérias, vírus, infecção por protozoários). Pode ser resultado da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos. É um grande prejuízo por ser uma doença que apresenta alta taxa de mortalidade.

Sintomas: fezes pastosas com desidratação intensa, rabo levantado, cólicas, boca e focinho secos.

Como evitar a diarreia?

Atitudes simples evitam a doença, como:  manter um ambiente limpo e higiênico, fornecimento correto do colostro e evitar a superlotação de bezerros.

Conheça no artigo completo no blog da FUNDAÇÃO ROGE as outras 3 principais doenças recorrentes nessa fase:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com