A Indonésia importará 502.000 cabeças de gado, veja

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Visando preencher a lacuna no abastecimento doméstico, a Indonésia, importará gado e carne do Brasil, Austrália e outros países, veja abaixo o comunicado.

A Indonésia importará 502.000 cabeças de gado e 85.500 toneladas de carne bovina para ajudar a preencher uma lacuna na oferta da proteína no mercado doméstico, disse nesta quinta-feira Fadjar Sumping Tjatur Rasa, diretor do Ministério da Agricultura do país.

Além disso, a Indonésia também planeja emitir licenças de importação para 100.000 toneladas de carne bovina brasileira e de búfalo d’água da Índia, disse ele em um comunicado.

Os dados de 2018, apontam que a população de gado na Indonésia é atualmente de cerca de 16,6 milhões de cabeças, das quais 43% estão na Ilha de Java, 25% nas Ilhas Orientais e os 32% restantes em outras ilhas espalhadas pela Indonésia.

O ministério estimou o consumo de carne bovina e de búfalo da Indonésia em 2021 em quase 696.956 toneladas, um aumento de cerca de 64% em relação ao ano passado, resultando em uma lacuna na oferta de 223.142 toneladas.

Em fevereiro, o governo esperava que os embarques de gado do México aumentassem o estoque doméstico do país, disse Nasruallah, diretor-geral do ministério.

A Indonésia importa principalmente gado da Austrália, mas o governo disse que deseja obter mais gado de outros lugares. O Brasil é um dos possíveis mercados para a exportação de bovinos vivos, bem como a carne bovinos. Lembrando que foi anunciado a liberação para exportação da carne pelo MAPA no final de 2019.

Os vendedores de carne na grande área de Jacarta estão mantendo uma greve de três dias a partir da quarta-feira desta semana devido ao alto custo de aquisição da carne, de acordo com a imprensa local.

“O Ministério da Agricultura fez verificações de abastecimento no campo e é relativamente seguro até a demanda pelo Eid Al-Fitr”, disse Nasrullah, referindo-se ao feriado islâmico que cai em meados de maio deste ano.

Com informações da Reuters (Reportagem de Bernadette Christina Munthe)

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com