ABCZ cria nova regra para certificar touros superiores

ABCZ cria nova regra para certificar touros superiores

PARTILHAR
Uapiti da AT / Foto: Divulgação

Associação anuncia novidades para concessão do ‘Certificado de Superioridade Genética’ no programa de melhoramento genético.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com foco na valorização ainda maior dos animais melhoradores, divulgou nesta segunda-feira (16) mais uma novidade no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Trata-se de mudanças nas regras para a emissão do ‘Certificado de Superioridade Genética (CSG)’, documento concedido a animais que se destacam nas avaliações genéticas e em suas conformações e aspectos raciais.

“Buscando agregar mais valor ao certificado, o critério de avaliação visual pelo EPMURAS, método que é aplicado para conceder o certificado a um animal, adotou condições diferenciadas. As novas regras foram apresentadas e devidamente aprovadas pela diretoria da ABCZ”, destaca Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ.

Ele complementa explicando que a partir de agora somente receberão o CSG aqueles animais que, além de terem avaliações genéticas superiores, obtiverem classificação ‘Muito Bom’ ou ‘Excelente’ no EPMURAS, e que não tenham nenhuma nota na avaliação visual que esteja abaixo da média em nenhuma das características. Para se ter ideia, antes desta mudança, animais que atingiam a classificação ‘Bom’ também podiam receber o CSG.

“O CSG é o documento da ABCZ que indica que determinado animal representa com legitimidade o critério de seleção recomendado pela entidade, que busca aliar superioridade genética em características econômicas, em equilíbrio com as avaliações visuais. Seguindo esse propósito, e com esse filtro ainda mais apurado, evoluiremos ainda mais em nossos processos de melhoramento genético”, finaliza Cid.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com