Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

ABCZ cria nova regra para certificar touros superiores

Associação anuncia novidades para concessão do ‘Certificado de Superioridade Genética’ no programa de melhoramento genético.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com foco na valorização ainda maior dos animais melhoradores, divulgou nesta segunda-feira (16) mais uma novidade no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). Trata-se de mudanças nas regras para a emissão do ‘Certificado de Superioridade Genética (CSG)’, documento concedido a animais que se destacam nas avaliações genéticas e em suas conformações e aspectos raciais.

“Buscando agregar mais valor ao certificado, o critério de avaliação visual pelo EPMURAS, método que é aplicado para conceder o certificado a um animal, adotou condições diferenciadas. As novas regras foram apresentadas e devidamente aprovadas pela diretoria da ABCZ”, destaca Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ.

Ele complementa explicando que a partir de agora somente receberão o CSG aqueles animais que, além de terem avaliações genéticas superiores, obtiverem classificação ‘Muito Bom’ ou ‘Excelente’ no EPMURAS, e que não tenham nenhuma nota na avaliação visual que esteja abaixo da média em nenhuma das características. Para se ter ideia, antes desta mudança, animais que atingiam a classificação ‘Bom’ também podiam receber o CSG.

“O CSG é o documento da ABCZ que indica que determinado animal representa com legitimidade o critério de seleção recomendado pela entidade, que busca aliar superioridade genética em características econômicas, em equilíbrio com as avaliações visuais. Seguindo esse propósito, e com esse filtro ainda mais apurado, evoluiremos ainda mais em nossos processos de melhoramento genético”, finaliza Cid.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM