Agropecuária 4.0 foi tema de Hackathon promovido no Triângulo Mineiro

PARTILHAR
Foto: Divulgação

AgTech brasileira incentivou evento que aconteceu na cidade de Uberaba.

Realizado pelo IFTM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro), com o apoio da Grão Direto, startup líder na comercialização digital de commodities agrícolas no Brasil, o evento teve como tema a Agropecuária 4.0, e reuniu programadores, designers e gestores de negócios para desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio brasileiro.

A edição 2021 do Hackathon IFTM, totalmente online, recebeu 30 participantes durante 5 dias, entre 22 a 26 de setembro, totalizando 120 horas de atividades. A programação contou com algumas mentorias e webinars, entre eles a temática “Da ideia ao negócio, e além!”, apresentado pelo Co Founder e CTO da Grão Direto, Frederico Marques.

Com participação especial da Associate Product Manager da Grão Direto, Joyce Nunes, o Hackathon visou promover um ambiente de colaboração. Para Joyce, a parceria Grão Direto e IFTM foi uma forma de agradecer ao instituto pela formação de muitos profissionais de excelência, que hoje fazem parte do time Grão Direto. “Tive a oportunidade também de contribuir com o desenvolvimento desses alunos e principalmente buscar novos talentos para a empresa”, acrescentou.

Lídia Bononi, Coordenadora Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão da IFTM, afirma tratar-se de um evento fundamental para que os estudantes tenham contato com um ambiente de inovação e fomento ao empreendedorismo, trabalhando habilidades diversas como proatividade, criatividade e capacidade de trabalho em equipe. Houve também uma conexão dos hackers com outros participantes, mentores e palestrantes, que em diversos casos não se conheciam por terem vínculo com campus distintos do IFTM. “A aproximação empresa-escola pode revelar talentos e trazer para dentro de uma instituição de ensino a visão e realidade do mercado de trabalho”, complementa Bononi.

Entre os desafios desenvolvidos estão:

  • Como utilizar a tecnologia para melhorar o aproveitamento de resíduos do processamento de produtos de origem animal e vegetal.
  • Como aumentar a conservação e segurança microbiológica dos alimentos por meio de soluções tecnológicas.
  • Como melhorar a comunicação das indústrias para os consumidores na transmissão das informações nutricionais e de benefícios à saúde de seus alimentos produzidos.
  • Como aumentar a produção de forma sustentável, diante da demanda de alimentos para uma população em crescimento por meio da agricultura digital.
  • Como proporcionar ao pequeno produtor soluções simples e acessíveis que proporcionem a implantação da rastreabilidade de sua produção.

Os três projetos vencedores serão divulgados oficialmente na próxima sexta-feira (01/10), a partir das 19h, no canal oficial do IFTM no Youtube: https://youtu.be/sWAkgmF1QQc

Você sabe o que é um Hackathon?

Hackathons são eventos que, por meio da interação de profissionais de diversas áreas, promovem o desenvolvimento tecnológico. Estes eventos são caracterizados pela competição entre equipes na proposição e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas aplicadas a contextos de problemas e/ou situações inusitadas.

Sobre a Grão Direto

A Grão Direto é uma plataforma líder em comercialização digital de grãos no Brasil, atendendo milhares de produtores rurais e compradores de grandes empresas todos os dias, com negociações tanto no mercado à vista, quanto no mercado a termo (travamentos futuros) e barter (permuta). A Grão Direto conecta produtores e compradores de grãos de forma mais eficiente, segura e moderna. A plataforma também gera inteligência de mercado para que produtores e compradores de grãos tomem melhores decisões, além de mais agilidade nos processos associados à comercialização de grãos. Para mais informações, acesse www.graodireto.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com