No evento, realizado no FBF Collezione, o agro entra em campo e promove encontro entre atletas e lideranças para discutir disciplina, pressão e estratégia em ano de Copa do Mundo.
O Agrotalk Show, que acontece no dia 26 de abril em Ribeirão Preto (SP), traz o esporte para o centro do debate sobre agronegócio com a participação do jogador de futebol Felipe Melo, titular da Copa do Mundo em 2010, e dos pilotos da Stock Car, Átila Abreu, como painelista, e Paulo Gomes, como convidado de honra. Em um ano marcado pela Copa do Mundo, o encontro propõe uma reflexão sobre como a lógica da alta performance esportiva se conecta aos desafios do agronegócio, cada vez mais orientado por estratégia, preparo e tomada de decisão sob pressão.
A conexão entre os dois universos vai além da metáfora. O agronegócio está diretamente ligado à base alimentar que sustenta a performance esportiva, sendo responsável pela produção de proteínas, grãos e insumos essenciais para atletas de alto rendimento. Em escala global, o Brasil responde por cerca de 70% do suco de laranja comercializado no mundo, produto amplamente associado ao consumo em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo. Ao mesmo tempo, o setor representa cerca de 7% do PIB nacional diretamente, segundo o IBGE, e mais de 20% ao considerar toda a cadeia produtiva, evidenciando seu papel estruturante também na economia que gira em torno do esporte.
“O esporte oferece uma compreensão aprofundada sobre mentalidade, foco e estratégia, que se relaciona diretamente com o atual contexto da agropecuária”, afirma Aryane Garcia, CEO da AGX Estratégias e idealizadora do projeto.
Realizado no FBF Collezione – espaço que abriga uma das principais coleções de carros antigos do país – o evento reúne convidados e lideranças em um ambiente exclusivo, ampliando sua proposta de integrar diferentes áreas da economia em uma mesma experiência.
“Quando abordamos o esporte e a agropecuária em uma mesma discussão, evidenciamos que, embora distintos, eles compartilham a necessidade de desempenho em situações de alta pressão, sendo que o sucesso em ambos depende de fatores essenciais como alimentação, clima e economia, além do preparo, da consistência e da capacidade de tomar decisões em um nível elevado”, afirma Aryane.
Vindos de contextos de alta competitividade, os participantes levam ao debate experiências ligadas à disciplina, consistência e gestão de pressão, aproximando o universo esportivo da dinâmica atual do agro. A iniciativa reforça a proposta do Agrotalk Show de conectar o agronegócio a cadeias produtivas que também operam sob alta exigência de performance, como esporte e automobilismo, ampliando o repertório do setor. Também estão confirmados no evento nomes como o ministro Adolfo Sachsida (Minas e Energia – 2022) e Mariângela Hungria (Nobel da Agricultura – 2025).
Criado a partir da Agrotalk Meeting, o Agrotalk Show integra uma plataforma que conecta diferentes áreas da economia por meio de experiências voltadas à troca de conhecimento, relacionamento e geração de negócios. Também fazem parte da iniciativa os projetos Agrotalk Business e Agrotalk Mind, que já reuniram lideranças políticas, empresariais e formadores de opinião em encontros estratégicos.
Sobre a Agrotalk Meeting
A Agrotalk Meeting é uma plataforma dedicada à discussão do futuro do agronegócio no Brasil, com foco na integração do setor a cadeias produtivas globais, como educação, tecnologia, turismo, economia e terceiro setor. A iniciativa também promove a obra literária “Da Porteira Para o Mundo – Volumes 1 e 2”, que retrata as trajetórias de produtores rurais que construíram legados nas últimas seis décadas. Mais informações pelo site.
Sobre a AGX Estratégias e Aryane Garcia
A AGX Estratégias, liderada pela jornalista Aryane Garcia, atua na organização de eventos e projetos de marketing integrativo com alcance nacional e internacional. Desde 2007, Aryane participa de iniciativas de grande visibilidade, como o Brazilian Day e a New York Fashion Week. Com mais de 20 anos de experiência, também é vice-presidente do Núcleo Jovem Jornalista da Associação Paulista da Imprensa e membro da Associação Brasileira de Imprensa Internacional, com sede em Miami.
VEJA MAIS:
- O bicho que você não imaginava: Descubra como é possível criar cervos no Brasil
- O funcionário que trabalha de graça: Por que você nunca deve expulsar este animal da sua fazenda
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.