A frente fria que chegou ao estado de São Paulo no fim da tarde da sexta-feira, 23 de agosto, ajuda a diminuir focos de fogo sobre o estado e também a limpar o ar e a assentar a poeira neste fim de semana.
Uma frente fria que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira, 23 de agosto, trouxe alívio para os focos de incêndio, além de melhorar a qualidade do ar e diminuir a poeira durante o final de semana, conforme informou o Clima Tempo.
No sábado, 24 de agosto, diversas áreas do interior paulista, como Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Matão, registraram cenas impressionantes de grandes colunas de fogo e nuvens de poeira levantadas pelos ventos fortes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos primeiros 23 dias de agosto de 2024, foram registrados 3.175 focos de incêndio no estado de São Paulo, o maior número para o mês de agosto desde o início das medições em 1998.
No sábado, 24, a frente fria começou a provocar chuvas que, até a noite, avançavam em direção às regiões próximas a Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essas chuvas também atingiram áreas com muitos focos de fogo, como o norte e noroeste de São Paulo. Embora não se possa garantir que as precipitações sejam suficientes para extinguir completamente os incêndios, elas certamente contribuirão para a redução dos focos.
Imagens dos radares meteorológicos em Bauru e Presidente Prudente, capturadas às 14h22 de 24 de agosto, mostram as áreas de chuva (indicadas pelas manchas coloridas).
Previsão de mais chuvas e frio para o domingo
A previsão do Clima Tempo indica que as chuvas continuarão neste domingo, 25 de agosto, com precipitações frequentes em muitas partes do estado, exceto no extremo norte de São Paulo, próximo à divisa com o Triângulo Mineiro.
Até a noite de domingo, há possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas regiões centrais, nordeste e leste do estado, incluindo Bauru, São Carlos, Campinas, Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e Mantiqueira. As temperaturas estão em queda em todo o estado.
Chuva e frio ajudam a reduzir focos de incêndio
A previsão é que a quantidade de focos de incêndio diminua até a segunda-feira, graças à queda acentuada das temperaturas provocada pela frente fria, o que ajudará a evitar novos focos nos próximos dias. No entanto, é possível que os focos de incêndio voltem a aumentar no final da próxima semana, já que não há previsão de chuvas pelo menos até a primeira quinzena de setembro, e as temperaturas devem subir rapidamente.
Com informações do Clima Tempo
Segundo o Itaú BBA, a expectativa é de que as margens dos produtores para a safra 2024/2025 sejam superiores às da safra anterior, não devido a uma alta nos preços, mas pela redução nos custos de produção e pelo aumento na produtividade. Continue Reading Plantar soja na safra 2024/2025: Vale a pena? Do mesmo jeito que um exame de sangue revela informações cruciais sobre nosso organismo, a Análise de Solo é essencial para entender as características do solo e identificar problemas que possam impactar a produtividade agrícola. Continue Reading Análise de Solo: O “Check-up” essencial para uma agricultura saudável Vivemos em tempos em que o diálogo está cada vez mais escasso. Ou se é uma coisa ou se é outra, assim como o tema deste artigo da produtora rural e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini Continue Reading Artigo: O diálogo necessário sobre a exportação de gado vivo Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior. Continue Reading Soja: exportações do Brasil somam 3,015 milhões de toneladas em setembro Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro atinge sua 110ª abertura de mercado em 2024, totalizando 188 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023.
Continue Reading Aberturas de mercado em Angola, Austrália, Canadá e Tailândia A autonomia, qualidade de vida no campo, e melhores condições sociais estão entre os objetivos do projeto.
Plantar soja na safra 2024/2025: Vale a pena?
Análise de Solo: O “Check-up” essencial para uma agricultura saudável
Artigo: O diálogo necessário sobre a exportação de gado vivo
Soja: exportações do Brasil somam 3,015 milhões de toneladas em setembro
Aberturas de mercado em Angola, Austrália, Canadá e Tailândia
Cacau+: programa eleva produtividade e renda de pequenos agricultores no sul da Bahia