
A frente fria que chegou ao estado de São Paulo no fim da tarde da sexta-feira, 23 de agosto, ajuda a diminuir focos de fogo sobre o estado e também a limpar o ar e a assentar a poeira neste fim de semana.
Uma frente fria que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira, 23 de agosto, trouxe alívio para os focos de incêndio, além de melhorar a qualidade do ar e diminuir a poeira durante o final de semana, conforme informou o Clima Tempo.
No sábado, 24 de agosto, diversas áreas do interior paulista, como Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Matão, registraram cenas impressionantes de grandes colunas de fogo e nuvens de poeira levantadas pelos ventos fortes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos primeiros 23 dias de agosto de 2024, foram registrados 3.175 focos de incêndio no estado de São Paulo, o maior número para o mês de agosto desde o início das medições em 1998.




No sábado, 24, a frente fria começou a provocar chuvas que, até a noite, avançavam em direção às regiões próximas a Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essas chuvas também atingiram áreas com muitos focos de fogo, como o norte e noroeste de São Paulo. Embora não se possa garantir que as precipitações sejam suficientes para extinguir completamente os incêndios, elas certamente contribuirão para a redução dos focos.
Imagens dos radares meteorológicos em Bauru e Presidente Prudente, capturadas às 14h22 de 24 de agosto, mostram as áreas de chuva (indicadas pelas manchas coloridas).
Previsão de mais chuvas e frio para o domingo
A previsão do Clima Tempo indica que as chuvas continuarão neste domingo, 25 de agosto, com precipitações frequentes em muitas partes do estado, exceto no extremo norte de São Paulo, próximo à divisa com o Triângulo Mineiro.

Até a noite de domingo, há possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas regiões centrais, nordeste e leste do estado, incluindo Bauru, São Carlos, Campinas, Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e Mantiqueira. As temperaturas estão em queda em todo o estado.
Chuva e frio ajudam a reduzir focos de incêndio
A previsão é que a quantidade de focos de incêndio diminua até a segunda-feira, graças à queda acentuada das temperaturas provocada pela frente fria, o que ajudará a evitar novos focos nos próximos dias. No entanto, é possível que os focos de incêndio voltem a aumentar no final da próxima semana, já que não há previsão de chuvas pelo menos até a primeira quinzena de setembro, e as temperaturas devem subir rapidamente.
Com informações do Clima Tempo Frente ao primeiro trimestre de 2024, feita a comparação ano a ano, é possível identificar um aumento um pouco mais expressivo. Continue Reading Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores O principal embate gira em torno da alta dos juros, da baixa execução orçamentária e da maquiagem nos números divulgados Continue Reading A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado” Durante a cerimônia o Ministro da Agricultura e Pecuária, ressaltou que além dos recursos disponibilizados pelo Plano Safra, a cafeicultura ainda terá R$ 7.187 bilhões de reais oferecidos pelo Funcafé. Durante o inverno, a ingestão de alimento em bovinos de leite tende a aumentar, exigindo ajustes e balanceamentos nutricionais em sua alimentação. Continue Reading Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta “Essa medida pode desestruturar o financiamento agrícola e afetar toda a cadeia produtiva, do campo à mesa do consumidor”, diz advogada. O Anuário traz reportagem sobre as pesquisas da Embrapa para aumentar a eficiência dos sistemas de produção, tendo como foco a redução da pegada de carbono sem esquecer a produtividade. Dívidas no campo: inadimplência rural chega a 7,9% e preocupa produtores
A verdade sobre o Plano Safra que o governo esconde atrás do “recorde anunciado”
Plano Safra e Funcafé: momento de atenção e estratégia para o cafeicultor brasileiro
Chegada do inverno no Brasil coloca bovinocultores em alerta
Proposta do Governo de taxar LCIs e LCAs pode encarecer o crédito rural e afetar o preço dos alimentos
Anuário Leite 2025, da Embrapa, mostra crescimento da produção no Brasil e intensa preocupação com a sustentabilidade