Alerta para chuva de até 110 mm esta semana, confira!

Alerta para chuva de até 110 mm esta semana, confira!

PARTILHAR
chuva no campo
Foto: Divulgação

De acordo com a meteorologia, as precipitações mais intensas devem acontecer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Confira abaixo!

A semana será de tempo seco e quente na maior parte do Brasil. A chuva intensa acontece apenas entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas maiores regiões produtoras de soja da metade norte gaúcha, o acumulado será elevado. Teremos 85 milímetros em Cruz Alta, 60 milímetros em Santa Maria, 65 milímetros em Cachoeira do Sul e até 110 milímetros em Palmeira das Missões.

Apesar de o Rio Grande do Sul não ter vazio sanitário, ainda há previsão de frio de 5 °C por volta de 25 de setembro na região central do estado. Em Santa Catarina, o vazio sanitário terminará em 15 de setembro e, justamente nesse período, há previsão de 55 milímetros em Joaçaba e Chapecó. Diferente do Rio Grande do Sul, não há previsão de frio intenso em Santa Catarina. Também não há previsão de frio suficiente para trazer geadas pelos próximos 15 dias no restante do Centro-Sul do Brasil.

No Paraná e nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, não há previsão de chuva intensa suficiente para iniciar plantio pelos próximos 15 dias. Simulações mais estendidas indicam chuva a partir de 24 de setembro na maior parte do Brasil, mas isso não significará regularização obrigatoriamente. Em muitas localidades, o plantio somente poderá ser feito a partir de meados de outubro.

Retrospectiva

Na última semana, o tempo ficou seco e quente em boa parte do Brasil. A chuva mais intensa do que o normal para época do ano alcançou apenas o litoral do Rio Grande do Sul, o leste do Nordeste e o oeste e o norte do Pará.

A umidade do solo está elevada e favorável ao desenvolvimento agrícola no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no centro e leste do Paraná, mas nesse último estado, espera-se diminuição da umidade em pelo menos 10 pontos percentuais nos próximos dias.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com