Atualmente, 10 cabanhas estão registrando a raça Galloway, distribuídas principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Associação Brasileira de Criadores de Galloway visa promover a raça no Brasil, com foco em genética e eventos.
A raça Galloway, presente no Brasil desde 1951, agora conta com uma organização oficial para reunir e fortalecer os criadores no país. A Associação Brasileira de Criadores de Galloway (@abcgalloway) foi fundada em 22 de abril de 2024, com o objetivo de promover a raça, facilitar o registro genealógico e alavancar a genética nacional.
A criação da Associação visa dar voz aos criadores, organizar e orientar a seleção da raça no Brasil, além de proporcionar aos criadores comerciais acesso à genética nacional, com a oferta de touros e sêmen de produção brasileira.
Estrutura da Associação de Criadores de Galloway
A primeira diretoria da Associação conta com profissionais de diferentes estados do Brasil, trazendo uma visão ampla e representativa para a raça. Entre os principais membros, destacam-se:
- Jean Pierre Martins Machado (Dom Pedrito-RS) – Presidente e Diretor Técnico
- Isadora Herrmann (Piracicaba-SP) – Vice-presidente
- Alexandre Rodrigues Da Silva (Uruguaiana-RS) – Tesoureiro
- Andre Canalle (Caçador-SC) – Secretário
- Francisco Assis Da Rosa Carvalho (Caxias do Sul-RS) – Diretor jurídico
Além disso, um corpo de conselheiros foi formado, com participação de nomes como Ismael Bartz (Vera Cruz-RS) e Flavio Brasil Rosar (Blumenau-SC).
Planos para o futuro da raça Galloway
Atualmente, 10 cabanhas estão registrando a raça Galloway no Brasil, com forte presença nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para 2025/2026, a Associação planeja uma série de iniciativas para expandir a criação e divulgação da raça, entre elas:
- Exposições agropecuárias, para aumentar a visibilidade e atrair novos criadores;
- Importação de sêmen de qualidade, agregando valor genético ao rebanho nacional;
- Dias de campo, promovendo encontros entre produtores para troca de experiências e capacitação.
Conquistas e desafios
Uma das conquistas recentes mais importantes foi a importação de sêmen de um touro australiano, que promete aprimorar a qualidade da genética da raça no país. A Associação também está focada em novas importações, com previsão de disponibilizar sêmen de mais um touro apto ao registro genealógico em 2025.
Os criadores de Galloway do Brasil já estão recebendo as doses de sêmen deste reprodutor, Jalaway Playboy Affair. Playboy Affair é oriundo da Austrália e teve sêmen importado ao Brasil com finalidade de refrescar o sangue da raça. Touro com excelente conformação carniceira, estrutura corporal que irá agregar mais tamanho e melhor carcaça.

Perspectivas
O futuro da raça Galloway no Brasil é promissor, e com a organização oficial, os criadores podem contar com maior suporte para expandir a presença da raça no mercado. A Associação está determinada a superar desafios, inovar e impulsionar o desenvolvimento do setor, mantendo o compromisso com a qualidade e eficiência da produção pecuária.
Contato: Para mais informações sobre registro genealógico ou para conhecer melhor a raça Galloway, entre em contato pelo telefone (53) 98406-2278 (WhatsApp).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
A tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
Continue Reading Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
Votação foi nesta terça-feira, durante Assembleia Extraordinária, com participação do presidente Luís Alberto Pereira.
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Custos em alta no MT? Saiba qual insumo é o mais competitivo para a pecuária em 2025 segundo o Imea e veja como proteger sua margem de lucro.
Continue Reading Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
Continue Reading STF deixa votação do marco temporal para ano que vem





