BNDES reabre mais de R$ 1 bilhão do Plano Safra 2020/21

PARTILHAR

Operações estavam paralisadas desde 4 de maio e voltam após sanção ao projeto de recomposição do Orçamento, que destina R$ 3,68 bilhões ao agro.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reabre na próxima segunda-feira (14/6) o protocolo de operações dos Programas Agropecuários do governo federal (PAGFs) para o Plano Safra que se encerra em 30 de junho.

Em nota, o banco informou que vão ser liberados mais de R $ 1 bilhão para linhas de financiamento da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e para a agricultura empresarial.

Como contratações de financiamentos de crédito rural com juros subsidiados estavam paralisadas desde 4 de maio devido a cortes no Orçamento da União. A retomada ocorre no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de crédito suplementar PLN 4/2021 que recompõe R $ 19,8 bilhões no Orçamento da União, sendo R $ 3,68 bilhões para o setor agropecuário.

O BNDES não informou os valores remanescentes de cada linha. Segundo a última atualização do site, como linhas para investimento do Moderfrota, Moderfrota e Inovagro não têm contratos novos ativos desde janeiro deste ano.

O Pronaf Custeio estacionou em maio em R $ 696 milhões contratados e o Pronaf Investimento parou um mês antes, com R $ 2.127 bilhões.

Desde o início do atual Plano Safra, o BNDES aprovou R $ 18,2 bilhões em créditos subsidiados para cerca de 63 mil produtores, cooperativas e empresas do setor. O banco informa ainda que seu programa próprio de financiamento, o BNDES Crédito Rural, criado em março de 2020, já aprovou um montante de R $ 3,5 bilhões para mais de 6,3 mil clientes.

Na tarde de sexta-feira (11/6), em ofício endereçado às instituições bancárias, o secretário do Tesouro Nacional, Jefferson Luis Bittencourt, já tinha autorizado a retomada das contratações de financiamentos do crédito rural com juros subsidiados.

Fonte: Globo Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com