Boi brasileiro dispara e pode passar o Boi dos EUA, veja!

Boi brasileiro dispara e pode passar o Boi dos EUA, veja!

PARTILHAR

A valorização do boi brasileiro nos últimos dias com a disparada da arroba aliada a alta do dólar fez o país encostar ainda mais no boi americano, histórico!

O boi brasileiro vem ganhando espaço no mundo, o país é considerado líder na produção e exportação de carne bovina. Entretanto, historicamente, os preços praticados em relação as vendas no mercado externo são de um carne barata, cenário que vem mudando com o aumento da qualidade e maior demanda pelo produto. Por incrível que parece, o boi brasileiro segue encostando no boi americano, veja os motivos e ranking de preços!

O mercado do boi gordo, de modo geral, vem apresentando grande valorização nos patamares de preços. A demanda global por carne bovina vem apresentando um movimento de alta, principalmente pela parte asiática que tem sofrido com a Peste Suína Africana. Vamos verificar como tem comportado a valorização da arroba do boi gordo pelo mundo!

Com um grande salto na qualidade dos animais, a pecuária nacional produz um boi jovem que atende mercados exigentes. A alta do dólar trouxe uma disparada da arroba do boi brasileiro que, neste momento, encostou no preço do boi americana.

A valorização da moeda norte americana fez com que o preço chegasse ao patamar de R$ 5,61 nesta quarta-feira, 07. Com isso, ocorreu uma valorização da arroba do boi brasileiro frente aos seus concorrentes que, no geral, mantiveram os preços de mais baixos a estáveis.

A arroba aqui no país saltou para R$ 325,00 para as categorias que atendem o mercado de exportação. Com isso, o valor da arroba no mundo que é indicada em dólar, elevou os preços brasileiro a U$ 57,97/@, fazendo com que o país alcance o quarto lugar, ficando a frente dos seus concorrentes na América do Sul.

Quando comparado ao seu grande corrente próximo, os EUA, o boi norte americano sofreu desgaste e acabou recuando para o patamar de U$ 60,00/@. Diante disso, se as exportações continuarem aquecidas e o dólar mantiver as valorizações, podemos ver o boi brasileiro ultrapassar o boi norte americano em um momento histórico para pecuária mundial!

Confira na tabela abaixo, a lista completa do ranking de preços da arroba no mundo, considerando os principais países produtores e exportadores de carne bovina. Ressalva de que o valor do boi brasileiro na imagem é referente a média da arroba no país, por isso difere em relação a realidade da exportação que foi acima citada.

Exportação de março é recorde para o mês

As exportações brasileiras de carne bovina in natura voltaram a somar volume significativo em março, impulsionadas especialmente pelos envios à China. Segundo pesquisadores do Cepea, a forte recuperação das vendas externas em março pode estar atrelada aos novos surtos de Peste Suína Africana (PSA) registrados na China e também ao retorno das compras daquele país, depois do Ano Novo Chinês, comemorado em fevereiro.

Segundo dados da Secex, em março, foram embarcadas 133,8 mil toneladas da proteína in natura, 31% a mais que em fevereiro e 6,27% acima da quantidade de março de 2020. Trata-se, também, de volume recorde para um mês de março, considerando-se a série histórica da Secretaria, iniciada em 1997.

Assim como as exportações, os preços do boi gordo, do bezerro e da carne também atingiram recordes em março e seguem firmes neste começo de abril. Além da demanda externa aquecida, os valores do Brasil são sustentados pela baixa oferta de animais prontos para o abate.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com