Conheça a Raça Hallikar, um parente do Nelore, vídeo!

PARTILHAR
raca zebu hallikar da india
Foto: Divulgação

A raça de gado Hallikar é uma importante raça do sul da Índia. Esta raça é da família do gado Bos indicus do tipo Mysore de gado Zebu. Conheça os detalhes!

Que o Nelore brasileiro possui grandes raças na sua formação, não é novidade. O Brasil é detentor do maior rebanho comercial do mundo e a maior parte é Nelore. Mas o que vamos apresentar hoje, é uma das raças que deu origem ao nosso rebanho e, claro, é uma maravilha de se ver. Confira os vídeos e imagens do Hallikar!

O Hallikar é uma raça Bos indicus selecionada principalmente para fins de tração e são do tipo de gado zebu de Mysore. Considerada uma das principais raças de tração na Índia, muitas vezes são criadas por famílias que se especializaram na produção de animais de tração Hallikar por centenas de anos. 

Também conhecida como “Mysore”, a raça é considerada a melhor raça de tração do sul da Índia. Os vídeos abaixo mostram como esses animais são fortes e conseguem vencer os obstáculos mesmo com grandes pesos e terrenos irregulares. Uma vez treinada, uma equipe de bois Hallikar pode puxar uma carroça carregada por estradas irregulares a uma velocidade de 40 milhas por dia.

Origem

O nome da raça, Hallikar, deriva do nome da subtribo Hallikar da comunidade Golla, principal responsável pela criação da raça. A maioria das raças do sul da Índia se originaram desta raça.

Eles são encontrados principalmente na região sul do estado de Karnataka, nos arredores de Mysore, no fundo da península indiana. 

Características que chamam atenção

A principal característica que chama atenção dessa raça é o seu chifre. Emergem próximos uns dos outros do topo da enquete e são carregados para cima e para trás, cada um em uma linha estrelada por quase metade de seu comprimento e, em seguida, com uma varredura suave e graciosa, dobre para a frente e ligeiramente para dentro terminando com as pontas pontiagudas.

Não é incomum que uma vaca seja trazida 160 milhas para acasalar com um touro desses criadores. 

Características:

  • Esta raça é mais conhecida por sua capacidade de tração e trote.
  • A cor desta raça varia do cinza ao cinza escuro com sombras profundas nos quartos dianteiro e traseiro. Eles também apresentam manchas cinza claro no rosto, barbelas e sob o corpo.
  • Esses animais são de tamanho médio e musculosos, e têm testas proeminentes e aparentemente salientes.
  • Seus corpos são longos e compactos, com pernas longas e delgadas.
  • Seus rostos são longos e afilados em direção ao focinho, cuja cor varia do cinza ao preto.
  • Eles têm chifres longos, verticais e curvados para trás.
  • Os machos têm corcundas relativamente grandes.
  • Esses animais têm barbelas finas e moderadamente desenvolvidas.
  • A bainha é muito pequena e bem ajustada ao corpo.
  • A cauda é fina, com uma haste preta atingindo um pouco abaixo dos jarretes.
  • Os machos e fêmeas adultos pesam em torno de 340 e 227 kg, respectivamente.
  • A idade ao primeiro parto varia de 915 a 1.800 dias.
  • O rendimento médio do leite de lactação é de cerca de 540 kg e o teor de gordura é de cerca de 5,7%.
  • A duração média da lactação é de cerca de 285 dias e o intervalo médio entre partos é de cerca de 600 dias.

Como identificar um animal Hallikar

Criação

O gado é criado por criadores e cultivadores profissionais. Poucas famílias mantêm seu próprio reprodutor e também prestam serviços a outras pessoas por uma taxa nominal. As vacas geralmente são ordenhadas e também são usadas para todos os tipos de operações agrícolas. Os bois recebem atenção especial, principalmente o painço, a grama, o sorgo ou o milheto são oferecidos como forragem verde.

O Hallikar é uma das duas raças de gado que recebeu o patrocínio e cuidados reais do estado principesco de Mysore. Os touros desta raça de gado são conhecidos por sua força e resistência e são usados ​​principalmente para fins de tração.

O gado Hallikar é criado por criadores e cultivadores profissionais. Algumas famílias em cada aldeia criam esse gado há gerações. Com o objetivo de desenvolver esta raça, o Estado de Karnataka adotou uma política de criação seletiva. 

Em Turuvekere (no distrito de Hassan), a fazenda do governo tem um rebanho de touros e vacas Hallikar. Também em Hesaraghatta, o Governo manteve cerca de 15 touros Hallikar. O gado é mantido em sistema de manejo semi-intensivo por criadores profissionais.

É digno de nota que, no ano 2000, o Governo da Índia – Departamento de Correios comemorou a raça de gado Hallikar lançando um selo postal em seu nome.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com