Boi gordo em alta e reposição ganhando ritmo

Boi gordo em alta e reposição ganhando ritmo

boi a pasto
Foto Divulgação.

A cotação da arroba do boi gordo está firme e em alta.

Das trinta e duas praças pesquisadas pela Scot Consultoria, na última sexta – feira (01/12), alta em seis delas e firmeza nas restantes.

Destaque para Goiás, cujo cenário foi de mais um dia de alta nas duas praças pecuárias. Em novembro, a arroba do boi gordo subiu 7,8% na região de Goiânia e 6,2% no Sul do estado.

Considerando o mercado como um todo, a oferta restrita de boiadas e a consequente redução da escala de abate, permite que as ofertas de compra sejam apregoadas acima das referências de mercado.

Com relação ao consumo de carne bovina, o quadro está positivo. Tanto a cotação da carne sem osso como a com osso subiram na semana.

O boi casado de bovinos castrados está cotado em R$9,52/kg, alta de 1,7% nos últimos sete dias.

Mercado de reposição ganhando ritmo

Estimulados pelo cenário firme no mercado do boi gordo, recriadores e invernistas buscam negócios de reposição com mais afinco.

Além disso, as pastagens ganham cada vez mais capacidade de suporte, devido ao período chuvoso, o que também contribui para aumento nas movimentações do mercado de reposição.

Cabe ressaltar que as categorias de garrotes e boi magros são as mais procuradas. Isso porque estas têm o giro mais rápido e podem ser terminadas nas águas ou então no próximo giro de confinamento.

Com a demanda voltando a se aquecer, após longo período de lentidão, os vendedores forçam as cotações para cima, o que reduz a liquidez do mercado.

No balanço da última semana, considerando a média de todas as categorias de machos e fêmeas anelorados pesquisadas pela Scot Consultoria, as cotações praticamente se mantiveram, com alta de 0,1%.

Para o curto prazo o mercado deve permanecer ganhando ritmo.

Por Felippe Reis e Breno de Lima – Scot Consultoria

PARTILHAR

Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa

MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Atua com foco no atendimento ao cliente, qualidade dos serviços prestados e no alcance de metas e melhores resultados para a sua empresa.
(35) 99894-0080
thiagorp100@gmail.com