Brasil negocia com Peru início de comércio de carne suína

Brasil negocia com Peru início de comércio de carne suína

PARTILHAR
suinocultura
Foto: Divulgação

Blairo Maggi deu a notícia em evento, no Paraná, que reuniu representantes de 49 cooperativas da região Sul

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou em entrevista em Campo Mourão (PR) na sede da cooperativa Coamo, ter recebido comunicado de que o Peru abriu seu mercado para a carne suína brasileira.

“Isto quer dizer que o Paraná poderá fazer essa exportação também”, adiantou o ministro a dirigentes de cooperativas do estado. O estado de Santa Catarina também será outro exportador potencial aos peruanos por ser área livre de aftosa sem vacinação.

Há cerca de três meses, o Brasil recebeu uma missão do Peru para uma negociação destinada ao início das exportações de cortes suínos àquele mercado.

Ainda faltam detalhes para ser formalizado o Certificado Sanitário Internacional (CSI), que viabilizará o início do embarques do produto brasileiro. Após isto será necessária a vinda ao Brasil de nova missão veterinária para habilitar as plantas que irão embarcar a carne suína.

O ministro tem ainda a expectativa de que a Rússia reinicie as compras de carne suína, paralisadas em dezembro de 2017, sob a alegação da presença da ractopamina – não aceita pelos russos – nos cortes.

No próximo dia 24, autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia se reunirão para avançar na retomada do comércio.

“Deveremos ter na semana que vem o anúncio da Coreia do Sul como uma possibilidade de exportação de carnes suína do Brasil. Então, temos também boas notícias”, declarou.

Fonte: Mapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com