Caçadores (Agentes de Manejo Populacional)

PARTILHAR
Foto: Divulgação

MAPA alerta caçadores sobre a PSA; No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente.

Atenção, agentes de manejo populacional!

A Peste Suína Africana (PSA) mata os suínos domésticos e os porcos selvagens!

Ao retornar de uma viagem de caça no exterior, adote as medidas para evitar a disseminação de doenças como limpar e desinfetar equipamentos, materiais, roupas e sapatos utilizados na caça e não traga troféus da caça ou outros produtos de origem suína.

No Brasil, informe imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial do seu estado a identificação de qualquer porco selvagem ou javali encontrado morto ou doente. Encontre aqui os endereços e contatos.

Evite visitas desnecessárias nas criações de suínos domésticos. No entanto, se for inevitável o contato com as criações de suínos domésticos, não esqueça de trocar roupas e sapatos e de limpar seus equipamentos e materiais usados em caçadas, antes de entrar em contato com os suínos domésticos.

Colabore você também com a vigilância de doenças de suínos e proteja a suinocultura nacional: acesse aqui o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos e saiba como você pode contribuir.

Ajude a evitar a entrada da PSA no Brasil e a disseminação de outras doenças de suínos!

Fonte: MAPA

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com