Café brasileiro é tema de debate em Brasília

Café brasileiro é tema de debate em Brasília

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Setor cafeeiro é tema de audiência pública; segundo especialista é preciso garantir renda aos cafeicultores antes de discutir uma política mundial.

Brasília (28/11/2019) – O presidente da Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, foi um dos expositores de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a cooperação internacional entre os países produtores de café.

O debate foi realizado na quinta (28), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Em sua exposição, Breno demonstrou preocupação com a atual política cafeeira no país. Segundo ele, o país precisa garantir renda aos cafeicultores antes de discutir uma política mundial.

“São necessários preços mínimos que levem em consideração cada sistema de produção (mecanizada e não mecanizada) devido às diferentes características e custos de cada uma delas”.

O representante da CNA também falou da importância do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) na modalidade invertida para amenizar a atual crise de preços no setor.

“Nós estamos discutindo políticas públicas para auxiliar o produtor, que é o principal ator da cadeia. Antes da atual crise de preço, nós já tínhamos iniciado as tratativas, mas infelizmente o tempo da política é diferente do setor produtivo”, disse.

Com relação à cooperação e à proposta de criação de uma Associação Mundial dos Países Produtores de Café, Breno pontuou a necessidade de discutir a operacionalização e fazer uma avaliação dos riscos envolvidos.

“Historicamente nós temos dificuldade em manter acordos com os demais países produtores de café. Na posição de líderes globais nesse mercado, qualquer descumprimento ou resultado falho dessa iniciativa nós seremos os mais prejudicados, porém, estamos abertos à discussão. Temas como melhoria das estatísticas globais e estímulo ao consumo são pautas que defendemos”.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.