Uma fatalidade que dificilmente alguém poderia acreditar que aconteceria; boi estava no pasto e morreu após ser atingido por uma faca de de roçadeira.
O Compre Rural tem noticiado, durante esse ano, alguns acidentes com implementos agrícolas. Além disso, abordamos também os cuidados e causas dos acidentes com esse tipo de maquinário, na tentativa de alertar as pessoas para a segurança na hora de operar os tratores e seus implementos, evitando assim, fatalidades como essa. Nós, antes de tudo, lamentamos o ocorrido com o acidente desta matéria.
O período das águas está começando e a prática da roçada para limpeza dos pastos é muito comum nesta época. Além disso, em piquetes rotacionados, ele é um aliado para ajudar a controlar a altura e qualidade da pastagem. Mas essa técnica precisa ser realizado com atenção para evitar acidentes.
Segundo informações, o acidente aconteceu em uma fazenda do Pernambuco, onde o trator estava realizando a roçada de um pasto de mombaça. No momento em que o trator realizada o trabalho, a faca de roçadeira acabou sendo atingida por uma pedra, vindo a quebrar e se soltar do implemento agrícola.
Como é de conhecimento, a alta rotação dessas facas é o que proporciona o corte do capim. Nesse caso, ao se soltar do implemento, a ponta da faca que se quebrou foi arremessada em alta velocidade em direção ao animal que foi atingido e veio a óbito na hora.
O gerente da propriedade informou que a distância era mais de 70 metros entre o local onde a faca da roçadeira se soltou até o local onde atingiu o animal. Realmente uma grande fatalidade o que ocorreu.
No meio rural, sempre escutamos esse tipo de história e acabamos, muitas vezes, não acreditando em alguns fatos, já que achamos impossível um implemento desse ser quebrado por uma pedra. Infelizmente esses casos são comuns, por isso tratamos do assunto com tanta seriedade e que o ocorrido possa servidor de lição.
Confira abaixo as dicas de manejo com a roçada:
Importante ressaltar que esse tipo de trabalho deve estar de acordo com as normas de segurança e, principalmente, afastado dos animais que possam ser atingidos pelas lâminas ou até mesmo pedras soltas que podem ser arremessadas pelas lâminas durante o processo.
Dicas para o manejo com roçada
- Evite deixar vários piquetes juntos para serem roçados;
- Não deixe para roçar o pasto somente quando ele já passou da altura máxima;
- Não roce o pasto rente ao chão para renovar toda a pastagem;
- A altura da roçada deve ser de 10 a 15 cm;
- Aplique ureia imediatamente após a roçada, pois a absorção de N é feita pela raiz e é fundamental para reconstrução de tecido foliar.
- Projeto que prevê crédito para agricultura familiar na região do Marajó é aprovado
- Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa destaca compromisso na busca de novas oportunidades para o agro brasileiro
- Ceagesp: índice de preços sobe 2,42% em setembro ante agosto
- Pintinhos: comissão aprova projeto que proíbe descarte com métodos cruéis
- Prefeito eleito mais rico do Brasil é um “Barão da Soja” de Mato Grosso
Importância da roçada no pasto
A roçada é uma ferramenta de manutenção de pastagens, normalmente em piquetes com o capim passado. Assim, acertar o ponto de entrada é fundamental, roçando imediatamente após a saída da vaca e removendo o material de qualidade que sobrou, aquele que se colocasse a vaca, ela comeria.
A roçada também é feita logo depois da saída do gado do piquete, pois imediatamente após a bocada da vaca, este pasto inicia uma série de mobilizações de reserva para o rebrote. Se esta mobilização gerou uma folha nova e esta é roçada, a planta terá que fazer uma nova mobilização de reservas que certamente está menor, levando a um rebrote lento e com menor vigor.