Caminho do Boi será uma das atrações da AGRISHOW 2017

Caminho do Boi será uma das atrações da AGRISHOW 2017

Touro Nelore
Foto: beefpoint.com.br

Visitantes poderão percorrer o caminho do animal de corte e conhecer como funciona cada etapa do processo de produção da carne bovina de qualidade.

Como a carne bovina chega ao prato do consumidor? Essa resposta poderá ser encontrada no Caminho do Boi, projeto que será apresentado durante a Agrishow. A iniciativa permitirá aos visitantes simular o trajeto realizado pelo animal de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor.

O objetivo é disseminar informação, mostrando de forma didática a importância da integração dos diversos elos da cadeia produtiva e como investimentos feitos pelo setor são responsáveis por fazer chegar à mesa do consumidor um alimento saboroso, de qualidade, confiável, produzido com tecnologia e de forma sustentável.

Desenvolvido pela Beckhauser, fabricante de equipamentos para contenção e pesagem, o Caminho do Boi surgiu, inicialmente, para conscientizar e incentivar os produtores sobre a importância das boas práticas de manejo, respeito ao bem-estar animal e investimento na capacitação dos trabalhadores, mostrando que com o aprimoramento da atividade, a pecuária pode se tornar mais sustentável e rentável.

A metodologia usada no projeto foi inspirada nos estudos da professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Colorado (EUA) Temple Grandin, uma das maiores referências em pesquisas sobre bem-estar animal do mundo e que foi pioneira no desenho de currais antiestresse, criados a partir do exercício de percorrer o curral colocando-se no lugar do bovino.

Neste ano, o projeto vem para ajudar a levar informações sobre a realidade da cadeia produtiva da pecuária de corte, mostrando como a carne chega ao prato do consumidor. O projeto já participou da edição de 2015 da feira. “Esta edição do Caminho do Boi na Agrishow será num momento muito oportuno justamente quando é colocada em dúvida a qualidade da carne brasileira. O projeto é uma oportunidade para mostrar, na prática, como funciona a pecuária brasileira, as tecnologias utilizadas em cada etapa de produção e os investimentos feitos neste setor para que chegue à mesa do consumidor uma carne saborosa, segura e de qualidade”, afirma Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos, responsável pela organização do Caminho do Boi.

Fonte AgriShow