Candidato de Bolsonaro vence na Câmara dos Deputados

Candidato de Bolsonaro vence na Câmara dos Deputados

PARTILHAR
jair-bolsonaro-arthur-lira-video.
Foto: Reprodução

Deputado Federal Arthur Lira, candidato apoiado pelo Presidente Jair Bolsonaro vence disputa com Baleia Rossi na Câmara dos Deputados

Nove deputados formalizaram suas candidaturas à presidência da Câmara dos Deputados. A sessão para a escolha do novo presidente começou às 19h desta segunda-feira. Além dos oito deputados que já haviam anunciado que entrariam na disputa, Kim Kataguiri (DEM-SP) registrou candidatura nesta segunda-feira.

Cada candidato teve direito a dez minutos para discursar no plenário e apresentar as propostas. Em seguida, a votação foi feita rapidamente. O Arthur Lira comandará a Câmara pelos próximos dois anos. Arthur Lira fez críticas indiretas a Maia em seu discurso. Sem citar nomes, ele disse que a Câmara não pode ser “de apenas um”.

“É tendo em vista a representatividade deste plenário, que se fosse um país teria 51 milhões de pessoas, que eu coloquei desde o início a questão fundamental de uma nova forma de funcionamento desta instituição: 51 milhões de votos não podem ser funcionários, não podem ser submissos, não podem ser subalternos da vontade de apenas um. Da vontade de um só.”

Olhem para a cadeira da presidência: por acaso há ali um trono? Não! Ao lado do presidente, há outras cadeiras, demais representantes da Mesa Diretora”, afirmou.

No primeiro discurso como presidente, Arthur Lira defendeu a vacinação da população contra a Covid-19 e o equilíbrio nas contas públicas.

“Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, disse Arthur Lira.

Lira afirmou ainda que irá procurar o também recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para articular a votação de uma pauta emergencial.

Saiba quais deputados disputaram a presidência da Câmara (por ordem alfabética):

  • Arthur Lira (PP-AL): 302 votos
  • Baleia Rossi (MDB-SP): 145 votos
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): 21 votos
  • Luiza Erundina (PSOL-SP): 16 votos
  • Marcel Van Hattem (Novo-RS): 13 votos
  • André Janones (Avante-MG): 3 votos
  • Kim Kataguiri (DEM-SP): 2 votos
  • General Peternelli (PSL-SP): 1 voto
  • Em branco: 2 votos

Bolsonaro celebrou eleição de aliado em sua conta no Twitter:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.