Conheça os tratores elétricos do futuro, sensacional!

Conheça os tratores elétricos do futuro, sensacional!

PARTILHAR

Maquinários e tratores elétricos serão o futuro da agricultura? Mais de 70 grupos já desenvolvem modelos que dispensam motores à combustão, veja alguns deles.

Os carros elétricos começam a se tornar frequentes nas ruas das cidades mundo afora, inclusive no Brasil. Nas fazendas, apesar de ainda raros, uma série de empresas já tem tratores e outros maquinários desenvolvidos para substituir os equipamentos movidos à combustão.

Pode levar algum tempo já que, mesmo nos países mais avançados, poucas fazendas podem fornecer energia para carregar rapidamente um trator elétrico pequeno, muito menos grandes veículos agrícolas.

Ao mesmo tempo, pelo menos 70 fabricantes de veículos agrícolas estão adotando a eletricidade em todo o mundo porque a capacidade de carregamento, a acessibilidade a pontos de energia e outros fatores estão se desenvolvendo rapidamente, assim como também para os veículos urbanos.

Por exemplo, a eletricidade nas fazendas será necessária também para os robôs. A Renovagen vende uma microrrede que, na traseira de um caminhão agrícola, desenrola suas células solares como um tapete ao longo de um campo e a eWind desenvolve drones amarrados que geram níveis semelhantes de 30kW de eletricidade do vento, visando especificamente os agricultores.

Tal como acontece com os carros, tivemos a fase de variantes elétricas de veículos agrícolas baseados em plataformas existentes e, portanto, não muito bem-sucedidos, mas a Kubota e a John Deere anunciaram recentemente “tratores-conceito elétricos”, tornando-se quase “robóticos” com esteiras triangulares.

O custo para operação na propriedade mais baixo é atraente, mas o custo inicial mais baixo é a grande vantagem, parte da razão pela qual pequenos agrirobôs externos são todos elétricos. A paridade de preços com tratores pequenos é o objetivo.

Sem falar que eles colhem frutas com mais cuidado, minimizam os venenos, aumentam a produção e tem aplicações não só na agricultura, mas também na silvicultura e manejo de pastos na pecuária.

A eletrificação e robótica caminham juntas para formar uma alternativa com uma série de vantagens em relação ao modelo à combustão convencional e encarar obstáculos estruturais que já vem sendo superados em alguns países.

Ou seja, o futuro das fazendas, certamente, será de maquinários elétricos o que vai variar é o ritmo de adoção nos diferentes países e entre os produtores para efetivar conceitos de sustentabilidade, agricultura de ultra-precisão, autonomia e autossuficiência energética das fazendas, entre outras.

Separamos alguns exemplos para você:

Kubota X Tractor

Fendt e-100 Vario

John Deere´s Jocker

Chiaic  ET504-H

O estudo pago “Electric Vehicles and Robotics in Agriculture 2020-2030”, realizado pela IDTechEx, detalha os desafios desta indústria no Japão, China, Reino Unido e EUA e as notáveis novas tecnologias e abordagens de sistemas que estão sendo adotadas e o que vem no futuro.

Fonte: Ag Evolution

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com