Cerveja gelada em 5 minutos, veja como!

Cerveja gelada em 5 minutos, veja como!

PARTILHAR
Foto Divulgação

Essas as 5 maneiras mais fáceis para gelar sua cerveja mais rápido sem geladeira. Confira as dicas para não tomar aquela cerveja quente no churrasco, pescaria ou até mesmo na praia.

Chegou o fim de semana e você já está atrasado para a reunião com os amigos. E, pra piorar, no meio do caminho você se lembra que precisava levar cerveja. E agora, como gelar a cerveja rápido? Fique tranquilo! Existe um truque maravilhoso para gelar uma lata de cerveja em apenas 5 minutos, e você nem precisa de um freezer ou geladeira. Veja como fazer corretamente o truque.

Nem mesmo o congelador consegue dar conta de gelar a cerveja rápido o bastante para acabar com a sede das pessoas. Aquele churrasco maravilhoso, mas a cerveja quente complica tudo. Por isso, os seus problemas acabaram.

Pensando nisso, resolvemos facilitar a sua vida com 5 maneiras de gelar sua cerveja mais rápido:

  1. Escolha latas menores
  2. Gelo + Sal + Água
  3. Álcool + Água
  4. Papel toalha molhado
  5. Panela de pressão

Agora vamos te explicar como funciona cada uma delas:

1. Álcool + água

Mais simples que essa mistura, impossível né? Para usar esta dica, você primeiro precisa deixar a solução no congelador, mas não se preocupe porque ela não vai congelar a zero graus. A mistura de água e álcool não deixa o líquido se solidificar completamente, mas em compensação ela vai ficar beeem mais gelada do que um cubo de gelo.
Agora é só deixar a sua lata de cerveja no meio desse líquido super gelado e pronto! Em mais ou menos 3 minutos, você vai ter uma cerveja geladinha.

Se quiser ser mais prático e não usar o congelador, pode adicionar gelo na mistura e jogar tudo em um único recipiente. Se for de isopor, melhor ainda. O processo demora um pouco mais, mas mesmo assim costuma ser mais rápido do que deixar na geladeira de um dia para o outro.

2. Papel toalha molhado

Uma outra técnica para gelar a sua cerveja rápido é enrolar a lata ou garrafa de cerveja em papel toalha molhado e coloca-la no congelador ou na cervejeira. Isso faz com que se crie uma pequena camada de gelo em volta da sua cerveja, acelerando o processo de gelar.

3. Panela de pressão

Há um método curioso de gelar cerveja rápido (20 segundos) na panela de pressão! Ela não vai no fogo, não. Mas quase caímos para trás quando vimos como fazer. Coloque uma pequena quantidade de água dentro da panela, duas latinhas de cerveja comum e uma generosa camada de gelo por cima. Depois disso, a panela é fechada e chacoalhada por 20 segundos.

Funciona? Sim. É o mesmo princípio de uma coqueteleira. Ao agitar a água e o gelo a temperatura da mistura cai bruscamente. Como a panela e selada, não vaza água e não há entrada de ar, que também gela e se contrai, gerando um pouco de pressão negativa. Tudo isso faz uma cerveja gelada bem rápido.”

4. Escolha as latas menores

Se tiver opção de escolha, dê preferência para as latas menores ao invés de garrafa. Se tiver menos líquido para gelar, o processo vai ser mais rápido. Outra vantagem é que essa lata menor você a consome antes que ela esquente.

5. Gelo + Sal + Água

Para usar essa dica, basta juntar os ingredientes em um cooler. A mistura de gelo, sal e água pode acelerar o processo de gelar a cerveja. Isso porque o sal ajuda a descongelar o gelo, se mistura com a água que, consequentemente, acaba gelando também. Isso faz com que a temperatura abaixe mais rápido do que a sua geladeira, ajudando a gelar a sua cerveja.

Isso realmente funciona?

Claro que sim. A mistura de sal e água gera o que é conhecido como reação endotérmica, de tal maneira que o sal absorve o calor da lata. Como você pode ver, o processo não poderia ser mais fácil. Sempre mantenha vários cubos de gelo no freezer; assim, se você precisar esfriar uma lata rapidamente, poderá prepará-la em questão de minutos.

Por que não é uma boa ideia colocar latas e garrafas no freezer?

Você pode pensar que é muito mais fácil colocar a lata no freezer. Mas e se você ficar confuso e esquecer que está lá? O desastre seria ainda pior se for uma garrafa de vidro, porque o gelo se expande quando congela, potencialmente quebrando o copo.

Fonte: reportagem IB com informações do Blog da Consul

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.