Carne de Hereford ganha destaque no Brasil

Carne de Hereford ganha destaque no Brasil

PARTILHAR
vacas-hereford
Foto: Cabanha da Erva Hereford e Cavalo Crioulo. Júlio de Castilhos RS - Brasil

O crescimento na procura pelos cortes Hereford, a consolidação no cenário nacional da carne no meio gastronômico e a parceria firmada com novas plantas frigoríficas fazem parte do processo.

Prestes a comemorar duas décadas de existência, o Programa Carne Pampa – programa oficial de qualidade das carnes bovinas provenientes das raças Hereford, Braford e suas cruzas – criado em 1998 pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), encerrou o ano de 2017 celebrando um resultado histórico: o maior abate mensal de animais certificados já realizado em uma planta frigorífica parceira. O recorde foi alcançado pelo Frigorífico Silva, de Santa Maria – RS, que fechou dezembro acima de 4 mil animais certificados.

“Temos que comemorar os números alcançados no ano passado”, destacou o CEO da ABHB, Fernando Lopa. “Eles foram muito superiores aos projetados no início do ano, quando foi anunciada a saída do Frigorífico Marfrig do Programa. Naquele momento havia uma previsão de queda superior a 30% no número total de animais certificados. O cenário parecia ainda mais sombrio com a crise política e econômica do primeiro semestre e a desvalorização do preço do gado no Rio Grande do Sul, porém a queda ficou abaixo de 13%, com o frigorífico Silva tendo papel fundamental não só na manutenção dos abates como na abertura de novos mercados para a Carne Certificada Hereford”, completou.

No total, em 2017, foram 41.925 exemplares certificados, de 78.026  animais apresentados nas sete Plantas Frigoríficas parcerias ao longo do ano passado: Silva, Famile, Producarne e Marfrig, no Rio Grande do Sul, São João e El´Golli, em Santa Catarina, e Novicarnes, no Paraná.

carne-hereford-contrafile
Foto: Divulgação

Carne Hereford: o sabor que está roubando a cena gastronômica em São Paulo, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro

Dois mil e dezoito começou bem para a Carne Certificada Hereford. Com o propósito de disseminar as qualidades dos cortes oriundos das raças britânicas fora do eixo sul do Brasil, o Programa Carne Pampa, da ABHB, pioneiro na certificação de carcaças Hereford, Braford e suas cruzas, tem procurado participar de ações descentralizadas pelo Brasil. E o resultado não poderia ser mais empolgante.

Goiânia foi palco para a primeira de muitas edições do curso de churrasco mais completo da cidade. Com aprendizados sobre American BBQ, Parrilla e Fogo de Chão, a atividade promovida pelos especialistas BBQ Leão (Rodrigo Leão) e Macellaio Gastronomia (Rodrigo Melo) reuniu no Clube Cupim de Aço cerca de 20 participantes ávidos pelos segredos envolvendo a arte do assado.

“Foi um verdadeiro divisor de águas para os nossos cursos, muitos estilos, assados em baixa temperatura, defumação elevando os sabores”, pontuou BBQ Leão em seu perfil do Instagram.

O grupo composto por profissionais e amadores acompanhou durante cerca de dez horas o preparo de mais de 15 cortes de carnes, entre eles os da raça bovina Hereford, especialmente produzidos para o curso e enviados para o centro do País pelo parceiro Volmir Carboni, da Carnes do Sul.

Confira o site Carne de Hereford

-- conteúdo relacionado --
Carrapato causa perdas de bilhões aos fazendeiros ... O ácaro que suga o sangue dos bovinos, e nas últimas décadas, passou a configurar um problema insolúvel para a pecuária gaúcha Nos primeiros meses do...
Touros ‘predestinados’ faturam milhões e nunca ser... Touros campeões em atributos genéticos chegam a faturar mais de R$ 10 milhões em venda de sêmen e, quando morrem, ganham até busto em homenagens de se...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com