Cavaleiro das Américas percorre 4 países em prol do HCâncer de Barretos

Em jornada de 8 mil quilômetros, Filipe Masetti Leite divulgou a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantil

São Paulo, agosto de 2017 – Filipe Masetti Leite, mais conhecido como o “Cavaleiro das Américas”, acaba de completar uma cavalgada de 8 mil quilômetros de Barretos até Ushuaia, cidade na Patagônia chamada de “fim do mundo”, passando pelo Sul do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.

O objetivo foi arrecadar fundos para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB) e divulgar em regiões distantes a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer infantojuvenil.

Levando literalmente a bandeira do HCB, o cavaleiro distribuiu materiais sobre a prevenção ao câncer infantojuvenil em centenas de distritos, municípios e capitais. Também fez palestras educacionais em escolas públicas, onde relatou suas aventuras e desafios.

“Procurei incentivar os pais a levarem as crianças para realização de um diagnóstico precoce. A história de uma mãe que descobriu a doença no filho após o meu alerta me sensibilizou muito e mostrou que vale a pena todo o sacrifício, pois as chances de cura são maiores quando o problema é descoberto no início”, afirma Leite.

Durante a viagem com dois cavalos, que durou mais de um ano, Leite carregou cofrinhos, para arrecadar dinheiro para a instituição do interior de São Paulo, referência no tratamento da doença. Também reverte para o HCB parte das vendas de sua loja de botas, selas, bonés e camisetas.

Cavaleiro das Américas
Cavaleiro das Américas
Foto: Divulgação

Leite é jornalista, caubói e aventureiro. Formado em jornalismo pela Ryverson University de Toronto, ele já fez trabalhos para a TV Omni, a Radio CBC e a Globo Internacional. Atualmente escreve para diversas publicações no Canadá e no Brasil, incluindo os jornais Toronto Star e Caledon Enterprise e as revistas Trip e Country Fever no Brasil.

Sobre o Hospital de Câncer de Barretos

Excelência em oncologia, o Hospital de Câncer de Barretos registra 6.000 atendimentos/dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 55 anos de história, o Hospital possui diversas unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já possuem câncer.

Já os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e Lagarto (SE) e Campinas (recém-inaugurado). Há projetos em andamento em Macapá (AP) e novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de Centros de Prevenção. Já em Palmas (TO), o Hospital de Câncer de Barretos dará início à construção de um hospital para o tratamento da doença.

Fonte: Terra 

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM