Cavalo Crioulo: Melhores domadores do ano são premiados

Cavalo Crioulo: Melhores domadores do ano são premiados

PARTILHAR
Marcos Ávila - Crédito Felipe Ulbrich ABCCC Divulgação
Marcos Ávila / Felipe Ulbrich

Melhores domadores do ano são premiados na final em Esteio; Doma de Ouro e Um Ano de Freio conheceram seus vencedores do ciclo promovido pela ABCCC

Peça chave por trás de todo cavalo atleta, os domadores são a base para toda e qualquer atividade executada pelo Cavalo Crioulo. Desde 2015, os profissionais da doma têm a possibilidade de demonstrar oficialmente, e para todo o público da raça, os detalhes que envolvem o ofício. Neste ano, as finais da Doma de Ouro – etapa de Redomão da ABCCC + Um Ano de Freio – aconteceram entre a quinta-feira e o domingo, 22 de novembro, em Esteio (RS), premiando em dinheiro – total de R$ 40 mil reais distribuídos – os melhores do ano e reconhecendo a importância da atividade. Participaram 49 conjuntos na Doma de Ouro e 16 na Um Ano de Freio, admitidos pelo técnico Thiago Andreolla Persici.

Em destaque na disputa do ciclo 2020, o domador Rian Valadão, que iniciou a carreira no Redomão da Lagoa, em 2011, e trilhou um caminho de vitórias no Freio Jovem da ABCCC, garantiu as principais colocações da etapa de Um Ano de Freio com Jardineira do Mako e Comunista da Estagira. “Graças a Deus, meu pai e meu irmão que me fizeram um costado, consegui levar o 1º e 2º lugar para casa”, comemorou o jovem que dividiu a pista, inclusive, com o irmão – Nathan Valadão. Além da 1ª e 2ª colocação, Rian também foi o grande vencedor do título de Domador do Ano – Troféu Vilson Souza, que consagra o competidor que obteve a maior nota somada entre a final de 21 dias e Um Ano de Freio.

Já na competição da Doma de Ouro, que avalia a doma de 21 dias de um potro, o domador do ano de 2019 voltou à pista e assumiu o lugar mais alto do pódio: Marcos Silveira, montando Boina do Kavaju Porã. Marcos carrega a experiência adquirida como ex-ginete do Freio de Ouro e, atualmente, exerce profissionalmente a função da doma e treinamentos de Cavalos Crioulos. Não é à toa que ele também garantiu a 4ª colocação na Um Ano de Freio. Os conjuntos foram avaliados pelos jurados Gabriel Viola Marty e Luciano Correa Passos.

Rian Valadão / Foto: Felipe Ulbrich

DOMA DE OURO – REDOMÃO DA ABCCC

  • 1º lugar
    Marcos Braga Silveira de Ávila montando Boina do Kavaju Porã
  • 2º lugar
    Rian de Vasconcelos Valadão montando Luz Del Fuego do Mako
  • 3º lugar
    Alexandre dos Santos Borges montando Guindo Beribá
  • 4º lugar
    Caue Trentini Hertmann montando Sedutora da Bela Aliança

UM ANO DE FREIO

  • 1º lugar
    Rian de Vasconcelos Valadão montando Jardineira do Mako
  • 2º lugar
    Rian de Vasconcelos Valadão montado Comunista da Estagira
  • 3º lugar
    Felipe Santos da Silva montando Moço Bueno 1918 Maufer
  • 4º lugar
    Marcos Braga Silveira de Ávila montando Santa Augusta Nega Joana

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.