Cavalo: O que investir para o animal ficar mais forte?

Cavalo: O que investir para o animal ficar mais forte?

PARTILHAR
cavalo quarto de milha dual pep
Foto: Cam Essick

O investimento em uma ração de qualidade é um dos principais cuidados com os animais de fazenda, pois é o que dá base para que eles cresçam e se fortaleçam.

A escolha de uma ração para cavalo adequada às necessidades nutricionais dos seus equinos é essencial para garantir que eles cresçam com saúde e força. Os cavalos podem ser utilizados como mão de obra para a realização de atividades rurais, assim como para cavalgadas e finalidades esportivas. Para cada área de atuação há um tipo de composição nutricional mais adequada.

Complementar a dieta do seu cavalo com as rações industrializadas contribui para o fornecimento de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Embora o seu cavalo consiga a maioria de suas calorias do feno e capim, você deve alimenta-lo com alguns alimentos fortificados para ajudar a atender a eventuais lacunas nutricionais. Proteínas, gorduras, vitaminas e minerais são partes importantes da nutrição do cavalo, mas eles não são necessários em grandes quantidades.

Ração para cavalo: saiba no que investir para que o animal fique mais forte

O investimento em uma ração de qualidade é um dos principais cuidados com os animais de fazenda, pois é o que dá base para que eles cresçam e se fortaleçam. Manter a saúde dos equinos é crucial para que eles possam desempenhar as suas atividades assertivamente. Continue lendo para entender como melhorar a saúde dos seus animais através da alimentação.

Entendendo as necessidades dos equinos

ração para cavalo deve atender as necessidades do animal em relação aos nutrientes e à quantidade. Quando os equinos viviam livres na natureza tinham como hábito fazer várias refeições de menor tamanho. Isso porque eles pastavam livremente pelos campos e bebiam água com maior frequência também.

Após a domesticação realizada pelo homem, os cavalos passaram a ter necessidade de fazer refeições mais robustas. Isso se deve à perda do hábito de pastar livremente e, também, porque as atividades que precisam ser realizadas pelos equinos demandam maior uso de energia. De maneira geral, o cavalo é usado atualmente para uma série de tarefas de força e, por isso, precisa estar bem nutrido.

Óleos e Gorduras: presentes em rações

Os óleos e gorduras têm um papel importante para a saúde dos animais e estão presentes em quantidades pequenas nas rações vendidas comercialmente. Uma dica para aumentar a presença desse elemento na dieta dos equinos é apostar na adição de óleos vegetais à dieta. Converse com o veterinário que acompanha seus cavalos para saber da real necessidade desse fortalecimento. 

Hidratos de carbono: várias fontes

Um nutriente muito importante para o fortalecimento da saúde do seu equino, verifique se a ração de sua escolha apresenta boa quantidade desse elemento. Porém, leve em consideração que esse nutriente também está presente em açúcares, amido e alguns tipos de fibras. Montar uma dieta balanceada para os seus cavalos é a melhor maneira de garantir a saúde deles. 

Minerais: atenção para os grupos

O grupo de minerais de maior relevância para os cuidados com seus animais da fazenda é composto por fósforo e cálcio na proporção de uma porção e meia de cálcio para cada porção de fósforo. O segundo grupo de minerais com maior relevância para a saúde dos equinos é composto por magnésio, sódio, potássio e cloro. Também devem estar presentes na dieta dos cavalos outros minerais, como selênio, ferro e zinco. 

Fibras: para o funcionamento digestivo

As fibras ajudam os cavalos a manter um bom ritmo digestivo, sendo bastante relevantes para a dieta como um todo. Esse nutriente pode ser encontrado em abundância em uma grande variedade de alimentos para cavalos, como feno, erva e palha. Fique atento para que seus animais mantenham um consumo equilibrado de fibras. 

Proteínas: essenciais em todas as fases da vida

Uma boa ração para cavalo é aquela que possui uma quantidade significativa de proteínas. Elas são importantes em primeiro lugar por serem decompostas em aminoácidos durante a digestão. Também se mostram cruciais durante a gestação das éguas para ajudar no fabrico de leite. Ao longo da vida, todas as proteínas funcionam como auxiliares para desenvolver e reparar tecidos. 

Vitaminas: quantidades menores

Os cavalos necessitam de quantidades menores de vitaminas, com destaque para as dos tipos A, E, D, B e K. Essas vitaminas são facilmente encontradas em alimentos verdes e auxiliam na realização de processos bioquímicos nos equinos. 

Água: fundamental para a saúde do equino

É necessário que os cavalos bebam água com boa frequência para se manter hidratados. Contudo, a quantidade varia de raça para raça e deve levar em consideração o tipo de dieta e esforço realizado pelo animal. A orientação de um veterinário é essencial para não errar na oferta de água. 

Como fazer o cálculo nutricional

Para escolher a ração mais adequada para os seus equinos, a recomendação é considerar que um animal desse porte precisa se alimentar com cerca de 2,5% do peso total do seu corpo. Dentro dessa porcentagem está, além da ração, outros alimentos importantes, como feno, suplementos de origem orgânica e água. 

Uma dieta equilibrada demanda um alto consumo de feno, pois se trata de uma alternativa rica em fibras, embora não tenha grande quantidade de nutrientes. O ideal é que os equinos se ingiram cerca de 1% do seu peso corporal em feno. Em relação à água, a proporção é de cerca de 2 a 4 litros para cada quilo. 

Compre Rural adaptado do Rodeo West

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com