Cenários diferentes no país desafiam os confinadores?

Cenários diferentes no país desafiam os confinadores?

PARTILHAR
Confinamento Boitel VFL Brasil
Foto: Boitel VFL Brasil

Quais os desafios que o pecuarista deve encontrar neste ano para confinar seus animais? Olhar para “fora da porteira” pode ser a chave do sucesso!

O país passa por mudanças e o pecuarista que está fechando seus animais no cocho deve estar atento aos cenários que vão sendo traçados para poder garantir seu lucro. As influencias políticas nos mercados de insumos e o consumo interno de carne, são fatores a se levar em conta.

Temos abordado durante nossos artigos, principalmente, a questão da janela de reposição e o mercado do boi magro. Para aqueles que ainda não viram ou querem relembrar, acesse aqui: Como pensar na reposição do boi magro para confinamento?; Reposição: Janela de oportunidade se fechando.

Quando analisamos as praças no Brasil, São Paulo se destaca pelas altas no preço da arroba e a relação de troca do boi com o milho que favoreceram e mantém um cenário positivo para se confinar os animais. Esse cenário, porém, não se concretizou em outras regiões. Mais detalhes você acompanha no vídeo exclusivo abaixo.

Com o mercado firme e as cotações subindo, precisamos achar estratégias que possam garantir uma maior margem de lucro para o nosso confinamento, certo? Para responder essa pergunta, pedimos ao Alberto Pessina, CEO da Agromove e criador do Pecuária de Decisão, que ilustrasse esses cenários para ajudar na nossa tomada de decisão.

O preço dos insumos nas outras regiões, tem afetado a Eficiência Comercial, reduzindo a margem bruta do sistema, o que prejudica o pagamento dos custos fixos.

Segundo analise do Alberto Pessina, “a ração em Goiás tem apresentado um percentual da receita com o boi gordo de 22%, valor abaixo do alcançado em 2018. Entretanto, a reposição ficou mais cara do que o ano passado, esse fator atrelado a estabilidade da arroba do boi gordo gera uma menor eficiência do sistema. Em valores, esse percentual saiu de uma média de 68% para 72% da receita com o boi gordo”.

Gráfico 1. Milho x Eficiência de Insumos (%)

agromove
Fonte: Agromove

Para quem não conhece, o Pecuária de Decisão é uma ferramenta capaz de ajudar nas tomadas de decisão da sua fazenda, seja na compra e/ou venda de animais e/ou insumos. Ela foi desenvolvida para facilitar a vida do produtor que deseja maximizar seu lucro, trabalhando com análises de mercado e consultoria com um dos maiores especialistas em mercado agropecuário.

Veja o vídeo exclusivo com análise completa:

Quer saber qual o impacto do seu investimento em produtividade na sua lucratividade da sua fazenda? Qual o preço que precisa vender o seu boi para ganhar dinheiro na pecuária? Qual o risco, de na hora da venda, o preço do boi gordo cair? 

Conheça mais sobre o PECUÁRIA DE DECISÃO e veja como ganhar mais com a sua atividade, cadastre seu e-mail abaixo:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com