
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo alimenta ractopamina na proteína destinada ao país asiático; Decisão afetaria outras fábricas?
A JBS afirmou nesta quarta-feira, 29, que Pequim bloqueou os embarques de carne bovina da fábrica da empresa em Greeley, Colorado, porque teriam sido identificados traços do aditivo alimentar ractopamina na proteína destinada à China. A empresa é uma das maiores produtoras de alimentos do mundo, sendo um dos grandes players no protagonismo do Brasil na segurança alimentar mundial. A notícia não afeta as fábricas do Brasil.
A JBS, sediada no Brasil e maior produtora de carnes do mundo, declarou em um comunicado que está trabalhando com as autoridades norte-americanas e chinesas para resolver a situação, e que nenhuma outra instalação de carne bovina da JBS nos EUA foi afetada.
A suspensão da carne bovina da JBS entrou em vigor na segunda-feira, de acordo com um aviso publicado no site do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
A ractopamina é um aditivo alimentar usado para aumentar o peso dos animais. Seu uso foi proibido ou restringido em pelo menos 160 países, incluindo a União Europeia, a Rússia e a China.
Além disso, a China bloqueou a entrada de produtos de carne e aves provenientes do Cool Port Oakland, em Oakland, Califórnia, com efeito a partir da mesma data, de acordo com um porta-voz do USDA.
O Cool Port Oakland é uma instalação de armazenamento a frio usada para mercadorias perecíveis ou outros produtos sensíveis, como alimentos ou medicamentos. A empresa não respondeu a um pedido de comentário sobre o bloqueio da carne bovina da JBS, na última quarta-feira, apontou a Reuters.
“A alfândega chinesa detectou ractopamina em um lote de produtos de omaso de carne bovina congelada exportados para a China por esses estabelecimentos e destruiu esse lote de produtos em conformidade com suas regulamentações”, disse o porta-voz do USDA em um comunicado por email.
O USDA está conduzindo uma investigação, disse o porta-voz.
No início deste ano, grandes grupos de segurança alimentar, ambientais e de direitos dos animais entraram com uma ação judicial contra a Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA buscando forçá-la a reconsiderar as aprovações da ractopamina, que, segundo eles, está colocando em risco a saúde humana e causando estresse em animais de fazenda antes do abate.
As restrições fizeram com que os futuros de gado da bolsa de Chicago despencassem na quarta-feira, segundo analistas, com o contrato de gado vivo mais ativo registrando sua maior queda percentual desde 1º de maio.
Compre Rural com informações da Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O evento Pré-COP 30 promoveu debates sobre ação climática e as oportunidades e desafios para a agricultura tropical no Brasil. “Um déficit global dessa magnitude, antes do início da temporada, pode ser considerado insignificante, embora a redução do déficit… seja significativa”, disse a OIA. Continue Reading OIA prevê déficit global de açúcar menor em 2025/26 Acordos de cooperação, abertura de mercado e regionalização da gripe aviária foram alguns dos avanços obtidos no país. O Brasil intensificou a medição de metano em bovinos de corte com novas metodologias de campo e laboratórios dedicados, e já apresenta resultados promissores de redução de emissões Continue Reading Dados de emissão de metano pelo gado de corte brasileiro é promissor Na resolução, o Banco Central esclarece que a regra é transitória e aplicável em sistemas cooperativos de crédito organizados em três níveis. Continue Reading CMN libera cooperativas de crédito a captarem DIR por centrais durante safra A China abriu seu mercado para importação de sorgo brasileiro em novembro do ano passado. Mas, até o momento, o fluxo comercial ainda não começou. Continue Reading Brasil e China firmam acordo de pré-listing para exportação de sorgoAs contribuições do Mapa no fomento à agricultura tropical regenerativa são apresentadas no Rio Climate Ation Week
OIA prevê déficit global de açúcar menor em 2025/26
Ministro Carlos Fávaro encerra missão no México com conquistas para a agropecuária brasileira
Dados de emissão de metano pelo gado de corte brasileiro é promissor
CMN libera cooperativas de crédito a captarem DIR por centrais durante safra
Brasil e China firmam acordo de pré-listing para exportação de sorgo