China cria raça bovina para liderar produção de carne no mundo

PARTILHAR
nova raca bovina china huaxi
Foto: Divulgação

Os cientistas chineses por trás da raça “Huaxi” se comprometeram a manter e melhorar a qualidade do gado de corte da China e a competitividade da indústria no exterior

A China anunciou recentemente que obteve sucesso na criação de uma nova raça de gado de corte chamada “Huaxi”, o que provavelmente fortalecerá a competitividade da indústria de carne bovina da China e a segurança alimentar do país, informou a agência de notícias Xinhua na última semana. “Huaxi” foi criado para se adaptar a diferentes ambientes climáticos na China e produz cerca de 53,95% em rendimento de carcaça e seu peso máximo pode chegar a 900 quilos para um touro e mais de 550 quilos para uma vaca. A alta capacidade de produção de “Huaxi” acelerará o desenvolvimento do setor e aumentará a renda dos pecuaristas, segundo o relatório.

Funcionários da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas sugeriram que o gado de corte tem um longo e complexo período de reprodução que provavelmente seria difícil para sua criação. A equipe de pesquisa responsável pelo “Huaxi” prometeu continuar a seleção de criação para elevar a qualidade do gado de corte da China e aumentar a competitividade internacional do setor e a segurança alimentar do país.

vaca huaxi - china
Foto: Divulgação

Mais alguns detalhes da raça Huaxi

De acordo com funcionários da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, o gado de corte tem um longo e complexo período de reprodução que provavelmente seria difícil para sua criação. A equipe de pesquisa por trás do “Huaxi” se comprometeu a manter a seleção de criação para melhorar a qualidade do gado de corte da China e a competitividade da indústria no exterior. A China importou 2,3 ​​milhões de toneladas de carne bovina no ano passado, representando um quarto de seu consumo.

Liu Xianwu, vice-presidente da academia, afirmou durante uma conferência sobre inovação científica em pecuária e aves que “A indústria de carne bovina na China começou tarde, e as variedades de gado de corte desenvolvidas internamente e a qualidade da carne não são capazes de atender às necessidades dos consumidores. ”.

Ele disse que a capacidade do setor de crescer de forma sustentável é prejudicada pelo fato de 70% do gado de corte utilizado para criação ser importado.

Sobre a pesquisa

Segundo o artigo divulgado no site mdpi.com, os chineses avaliaram a diversidade genética, estrutura populacional e relações filogenéticas entre o gado Huaxi e seus ancestrais. Os resultados mostraram que o gado Huaxi formou suas próprias características de estrutura genética, que podem ser claramente distinguidas de seus ancestrais e populações semelhantes.

Além disso, alguns genes associados a importantes características econômicas, incluindo crescimento e desenvolvimento, reprodução, qualidade do leite e resposta imune, foram identificados por varredura de regiões genômicas potencialmente selecionadas, que podem desempenhar um papel essencial na excelente adaptabilidade ambiental e desempenho de crescimento do gado Huaxi.

O gado Huaxi, anteriormente chamado do Simental Chinês, é composto pelas seguintes raças: Simental Americano (24/32), Simental Europeu (5/32), Charolês (1/32), Sanhe originário da Mongólia (1/32) e gado da Mongólia (1/32). A raça tem características de crescimento rápido, bom rendimento de carcaça, bom desempenho reprodutivo, forte resistência ao estresse e ampla adaptabilidade. Importante ressaltar que a pesquisa iniciou-se em 1978.

Xianan cattle are seen at a Xianan cattle farm in Biyang County of Zhumadian, central China's Henan Province, Jan. 13, 2021. (Xinhua:Xu Yanan)
Xinhua/Xu Yanan

Pecuária torna-se um pilar da indústria no centro da China

Outra raça de bovinos que foi desenvolvido no centro da China, mais especificamente em Biyang, na cidade de Zhumadian, na província de Henan, foi a “Xianan” pela equipe do pesquisador Qi Xinglei. A região tornou-se um grande polo da pecuária chinesa. Atualmente, a província de Biyang tem praticado uma pecuária moderna, introduzindo empresas líderes e formando uma indústria de cadeia completa que integra pesquisa e desenvolvimento, fornecimento de raças, criação em escala e logística comercial.

Xianan cattle are seen at a Xianan cattle farm in Biyang County of Zhumadian, central China's Henan Province, Jan. 13, 2021. (Xinhua:Xu Yanan)
Xinhua:Xu Yanan

Em 2020, o condado criou um total de 395.000 gado Xianan com um valor de produção de 15 bilhões de yuans (cerca de US$ 2,31 bilhões de dólares).

Traduzido e adaptado pela CompreRural – via globaltimes.cn, chinadaily.com.cn, xinhuanet.com

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.