Chuva retorna a Dourados (MS) e produtor conclui plantio de soja

De ontem para hoje, foram 20 milímetros registrados, o que ajudou a normalizar a situação hídrica para o desenvolvimento das lavouras.

Os produtores de Dourados, no sul de Mato Grosso do Sul, conseguiram finalizar nos últimos dias o plantio da safra 2023/24 de soja, após o retorno das precipitações. Quem informa é o departamento técnico da Coperplan.

Segundo o engenheiro-agrônomo Eduardo Brandt, as chuvas acumuladas desde o último sábado variaram entre 70 e 100 milímetros e a expectativa é de continuidade nos próximos dias, embora de forma mais irregular. Ele acrescenta que, somente de ontem para hoje, foram 20 milímetros registrados, o que ajudou a normalizar a situação hídrica para o desenvolvimento das lavouras.

Como o plantio foi mais espaçado, iniciando em setembro e sendo concluído agora em novembro, por conta da irregularidade das chuvas, em torno de 20% dos 230 mil hectares cultivados já estão na fase de floração. As demais lavouras (80%) estão na fase de crescimento vegetativo.

Brandt ressalta que mesmo com as elevadas temperaturas observadas na semana passada e a falta de chuvas não se esperam, pelo menos por enquanto, grandes mudanças no rendimento médio das lavouras, que é estimado em 3.600 quilos por hectare.

No que tange a pragas, Brandt destaca que os produtores estão conseguindo fazer um bom controle para o ataque do percevejo marrom, bem como para a lagarta do cartucho, que apareceu de forma mais precoce neste ano.

Levantamento de SAFRAS & Mercado indica que o plantio da safra 2023/24 de soja em Mato Grosso do Sul atingiu, até a última sexta-feira (24), 98% dos 4,280 milhões de hectares previstos. A área deve ser 3,9% maior frente aos 4,120 milhões de hectares plantados no ano passado.

A produção esperada para a safra de soja é de 15,075 milhões de toneladas em 2023/24, 1,1% abaixo das 15,250 milhões de toneladas obtidas em 2022/23. O rendimento médio das lavouras deve chegar a 3.540 quilos por hectare, contra os 3.720 quilos por hectare colhidos no ano passado.

Fonte: Agência Safras

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM