Cinco aplicativos para compra e venda de gado

PARTILHAR
Importar gado vai resolver falta de boi gordo no Brasil?
Foto: Fazenda Uberaba

A revolução tecnológica da pecuária está, também, na forma de negociar os animais, confira agora os cinco aplicativos para compra e venda de gado e como utilizar!

O mundo do agronegócio se aliou a tecnologia e, com ela, foi possível um salto de produtividade, isso é um fato. Dentro desse movimento, a necessidade de uma maior rapidez e transparência para assegurar uma negociação, trouxe o surgimento de plataformas de e-commerce, que permitem a venda e compra de animais sem a necessidade de um “corretor/leiloeira”, na maior parte das vezes. Sendo assim, listamos os cinco aplicativos para compra e venda de gado!

Um estudo da consultoria McKinsey revela que, em termos globais, o agricultor brasileiro foi o que mais utilizou os meios digitais (aplicativos, softwares etc.) para a realização de suas tarefas em 2020. Dentro dessa premissa, alguns aplicativos foram se destacando e estão ganhando o mercado.

Vencendo um grande desafio – distanciamento social – trazido pela pandemia, as negociações dos animais ganhou o mundo digital de vez. Neste cenário, cada vez mais são vistas as negociações que acontecem via meio digital, fora dos recintos de leilão, sem corretores, taxas adicionais e tudo sendo realizado via aplicativo.

Segundo alguns envolvidos nessa “revolução digital” no que diz respeito ao comércio dos animais, eles apontam alguns outros benefícios como o de promover o bem-estar animal, poupando-o do estresse causado por leilões presenciais. Além disso, ao final de um dia do processo de venda de um gado no leilão, ele perde de 5 a 7% do seu peso bruto, além do estresse causado pelo manejo.

Mas afinal de contas, quais são o mais conhecidos e seguros para negociar os animais? Confira a lista abaixo!

Cinco aplicativos para compra e venda de gado

Leiloapp

Na LeiloApp, o aplicativo que conecta compradores e vendedores de gado, você pode fazer todo este trâmite por conta própria, e ter seu próprio leilão digital com muita autonomia, segurança e independência, seja você pecuarista ou corretor de gado.

A principal diferença é que você vendedor pode com seu próprio celular, filmar o gado e publicar o anúncio do seu lote na sua conta LeiloApp e o lote fica disponível pelo tempo que você escolher e tudo isso de graça (bem com baixar o aplicativo)!

Aqui é cobrado o processo de assessoria para a finalização da negociação, do mesmo jeito que os bons corretores também operam no mercado, cobrando 1% de cada ponta (vendedor e comprador). O LeiloApp está disponível na Apple Store e na Google Play de forma gratuita, e já registra milhares de downloads executados.

CompreGados

De forma clara e objetiva, o CompreGados, uma espécie de OLX do Agronegócio Brasileiro, vem se apresentando uma grande solução para quem precisa vender ou comprar, seja animais, máquinas agrícolas, terras e outros produtos.

Os anúncios podem ser criados de maneira gratuita e tornam desnecessária a presença do produtor em um leilão; além de poupar a taxa do leiloeiro. Para baixar o app gratuitamente, basta buscar pelo nome CompreGados no Play Store ou Apple Store, fazer um cadastro e começar a utilizar. O app está disponível para Android e Apple.

Agrobrazil

Desde 2016, nós da AgroBrazil atuamos como empresa pioneira na captação, análise e publicação de dados e negócios do mercado de insumos pecuários. Mas a evolução trouxe também a forma rápida e simples de ofertar e comprar animais que são anunciados dentro do app.

Em uma área específica, é possível ter acesso aos lotes que são anunciados. Lembrando que o app permite apenas o anuncio, não sendo responsável por nenhuma transação envolvida na negociação dos lotes. Ele funciona como um “Classificados” de um jornal.

Outro ponto importante é que, esse app possui um custo mensal para se ter acesso total a todas as opções da plataforma. Além dos lotes, é possível acompanhar em tempo real, os valores das negociações pelas principais praças pecuárias do país. O app está disponível para Android e Apple.

Negócio Fechado

Segundo as informações divulgadas pela empresa, ele foi o primeiro aplicativo de compra e venda de bovinos com certificação do Brasil foi lançado em 2021. A plataforma Negócio Fechado tem o objetivo de facilitar as transações no agronegócio, permitindo a comercialização de animais, sêmen e produtos da cadeia produtiva com agilidade e segurança.

O diretor do Negócio Fechado, Leandro Lemos, destaca que o aplicativo é a mais nova revolução no mercado. “O aplicativo vem para agregar tecnologia e inovação que há muito a pecuária se ressentia.”

O negócio pode ser realizado fora do horário bancário e dos dias úteis da semana. Além disso, as possibilidades de pagamento vão desde PIX, DOC até cartão de crédito. O app está disponível para Android e Apple.

Whatsapp

Um aplicativo utilizado para conectar as pessoas pelo mundo e, também, permitir que esses possam “estar próximos”, mesmo estando a quilômetros de distância. Agora, diante da evolução do mundo digital, os chamados grupos do app permitem que sejam negociados diversos tipos de mercadorias, entre elas, os bovinos.

Dessa forma, existem grupos específicos para compras e vendas, entretanto, ressaltamos que, diferentemente dos demais aplicativos da lista, o risco de golpe aqui é muito maior, já que não existe uma “central” responsável pela validação dos dados.

Independência do pecuarista

Você não precisa mais depender exclusivamente de um recinto de leilões para realizar a comercialização do seu gado, e ainda pagar uma alta comissão, desgaste dos animais, tempo de manejo para, “gerenciar” os possíveis lances que correm ou deixam de correr. Com a tecnologia foi possível digitalizar grande parte desse processo.

Economia de tempo, dinheiro e dor de cabeça. Essa é a praticidade e segurança que estes aplicativos conseguiram unir a um avançado sistema de tecnologia que garante que todos os lances sejam oficiais e rastreados para que você tenha total controle do que acontece com os lotes publicados. E tudo isso na hora que você quiser, na hora que você puder, ou seja, não depende de uma agenda.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com