Cólica equina ou torção gástrica, pedras removidas do intestino do animal

Cólica equina ou torção gástrica, pedras removidas do intestino do animal

PARTILHAR

Dentre os vários tipos de cólica que pode acometer os equinos tem-se a cólica por deslocamento ou torsão gástrica. A cólica causa intensa dores abdominais nos animais, que leva a mudança de comportamento, podendo ser agravado quando não tratada.

A cólica por deslocamento ou torsão gástrica se caracteriza quando uma parcela do intestino move-se para uma posição anormal no abdômen, ou seja, acontece a torsão do intestino. Exceto em casos raros, este tipo de cólica pode causar um bloqueio total do intestino, quando ocorre é preciso fazer a cirurgia imediata evitando o óbito do animal.

FB_IMG_1459263462120

Quando a cólica por deslocamento está em estágio avançado, os sinais podem ser similares aos encontrados em animais com uma das causas mais benignas da cólica. Daí a importância de fazer exame serio de todos os casos da cólica.

O tratamento, a monitoração do fim e a atenção aos sintomas, conduzem geralmente à definição do problema. A prevenção depende dos fatores de manejo que consistem no controle parasitário adequado, alimentação baseada em grandes volumes de forrageiras, minimizando a quantidade de alimento concentrado, e adoção de cuidados dentais.

Por Delf Ribeiro

PARTILHAR