
Governo adia leilão de arroz importado em meio à especulação de preços do Mercosu; Nova data será divulgada “oportunamente”, informou a companhia
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu o leilão de compra de 104 mil toneladas de arroz beneficiado polido, previsto para ocorrer nesta terça-feira (21). A Conab divulgou na noite de ontem (20) um comunicado informando a nova data de realização “será publicada oportunamente”.
O leilão tem como objetivo garantir o abastecimento de arroz após as enchentes no Rio Grande do Sul. O estado responde por 70% da oferta nacional do produto.
Ainda ontem, em reunião extraordinária, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou as tarifas para dois tipos não parbolizados e um tipo polido/brunido do grão. A medida vale até 31 de dezembro. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Mdic vai monitorar a situação para reavaliar o período de vigência, caso necessário.
Em comunicado, a Conab diz que a “data de realização será publicada oportunamente”.
Para zerar as tarifas, os três tipos de arroz foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul. A medida, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), foi pedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Atualmente, a maior parte das importações de arroz no Brasil vem do próprio Mercosul, sem pagar tarifa de importação. O Mdic informa que a redução a zero da alíquota abre espaço para a compra de arroz de outros grandes produtores, como a Tailândia. Até abril deste ano, o país asiático respondia por 18,2% das importações brasileiras de arroz.
Posicionamento do Governo
À CNN, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o adiamento foi feito em decorrência da portaria assinada ontem. Nesta segunda-feira, o governo anunciou a redução a zero do imposto de importação de três tipos de arroz para evitar problemas de oferta do produto.
O ministro confirmou ainda que o adiamento tem relação à especulação do Mercosul em relação ao valor das sacas. O bloco elevou em até 30% o preço do cereal.
Como evitar doenças em cavalos que vivem na baia
Solidão, tédio, falta de exercício e má alimentação podem comprometer gravemente a saúde mental de cavalos que vivem na baia. Veja como identificar os sinais e mudar essa realidade.
Continue Reading Como evitar doenças em cavalos que vivem na baia
Governo de SP anuncia novas regras para queima da palha da cana
As medidas foram publicadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e se aplicam inclusive às empresas que já possuem autorização vigente.
Continue Reading Governo de SP anuncia novas regras para queima da palha da cana
Mapa treina operadores de raio x para barrar mercadorias importadas proibidas
Na semana passada, capacitação ocorreu nos Correios e em uma empresa privada no Aeroporto de Guarulhos; inspeções determinam devolução de um quarto dos produtos fiscalizados.
Continue Reading Mapa treina operadores de raio x para barrar mercadorias importadas proibidas
Debates sobre clima, financiamento e mercado marcam encontro da COP 30
Reunião preparatória da ONU expõe tensões globais sobre clima, recursos e comércio
Continue Reading Debates sobre clima, financiamento e mercado marcam encontro da COP 30
Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional
A presidência brasileira também buscará o fortalecimento da Tarifa Externa Comum (TEC), a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco.
Continue Reading Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional
Gripe aviária: mais 7 países retomam importação de frango brasileiro
Em contrapartida, as exportações de carne de frango de todo o território brasileiro continuam suspensas para 10 destinos.
Continue Reading Gripe aviária: mais 7 países retomam importação de frango brasileiro