Confinamento Monte Alegre é a gigante da pecuária, vídeo!

PARTILHAR
confinamento-monte-alegre-barretos
Foto: Confinamento Monte Alegre, Barretos - SP

A CMA, como é conhecida, só em 2019 foram quase 50 mil animais confinados; Veja o vídeo e conheça a gigante da pecuária, o Confinamento Monte Alegre!

De origem familiar e início nos anos 90, o Confinamento Monte Alegre (CMA), localizado na cidade de Barretos, interior de São Paulo, surgiu do trabalho de Oswaldo Perrone. Na época, a capacidade da fazenda era de apenas 450 cabeças. Vendo a história de perto, André Perrone neto de Oswaldo, se formou em veterinária e no começo dos anos 2000 começou a tocar juntamente o negócio da família, buscando uma unidade mais intensiva na parte tecnológica de operação.

Foi em 2011, que a visão empreendedora de André Perrone, levou ao aumento da capacidade estática do confinamento para 13 mil animais. Em 2017 já eram 16 mil animais. Atualmente, essa capacidade foi expandida para 19 mil animais, mostrando ao mundo que não é quantidade, mas qualidade do confinamento que fazem deles uma gigante da pecuária.

“No começo era um sistema de boitel com pecuaristas aqui da região, e eramos empenhados em trabalhar com tecnologia e inovações”, diz André. A partir daí, o confinamento buscou por parcerias, como o frigorífico Minerva, e nos últimos cinco anos tem trabalhado com a estrutura voltada a seus parceiros, uma vez que trabalha com animais deles, além dos próprios do CMA.

“Buscamos foco na gestão, tecnologia e eficiência. Hoje tentamos trazer à pecuária nacional um novo sistema de manejo, ligado ao bem-estar”.

“O Estado é forte no que se diz respeito a escoar a carne, principalmente com o Porto de Santos. Com isso, conseguimos originar animais de outros locais”, declara Perrone. Segundo ele, além disso, São Paulo traz um grande momento oportuno com os subprodutos utilizados para converter em carne. “Assim produzimos com sustentabilidade e com eficiência, num mercado onde temos valor agregado”. 

O confinamento termina cerca de 40 mil cabeças por ano, e por volta de 30% destes animais vem de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “São lugares que tem uma rica população de bovinos, onde a recria é realizada a pasto e é feita a terminação aqui em São Paulo”, comenta.

O Confinamento da CMA

Sua estrutura voltada ao bem-estar animal, tecnologias de ponta para aferição de resultados e eficiência do projeto, mão-de-obra especializada com treinamentos constantes, sempre priorizando o equilíbrio e a preservação do meio ambiente. O comprometimento do trabalho diário, aliado a vários diferenciais, permite garantir a segurança e a qualidade de nosso produto final.

Alguns de nossos diferenciais:

• Capacidade estática: 19.000 animais;
• Sistema de Pesagem Rodoviária;
• Sistema de irrigação automatizada em 100% dos currais;
• Bebedouros de vazão total;
• Reservatórios de água com capacidade total de 1.700m³;
• Sistema de Lagoa de Decantação;
• Área de conforto para motoristas.

Manejo na fazenda

O processo de acompanhamento dos animais inicia-se com a programação da recepção e hidratação nas remangas de descanso assim que chegam e então passam pelo processamento: identificação individual e cadastramento em software de rastreabilidade, vacinas, vermífugos, pesagem e aparte dos lotes, seguindo para a alocação dos animais nos currais de alimentação.

Durante o período da engorda, há a ronda sanitária constante e se necessário qualquer tratamento encaminha-se o animal aos piquetes da enfermaria por onde permanecem até o fim do período de carência de medicamentos. O processo de nutrição animal visa a otimização da dieta e a redução do tempo de engorda, sempre pautada em princípios de excelência da alimentação animal.

A análise final dos lotes já padronizados após a engorda é feita, e, com a programação da escala ao frigorífico, é feito o processamento de embarque – conferência dos animais por sistema eletrônico, pesagem individual e embarque racional e cauteloso, minimizando perdas e elevação do Ph, visando possibilitar a melhor qualidade da carne ao consumidor final.

Foto: Confinamento Monte Alegre. (Reprodução: CompreRural)

Exportação de gado vivo

A CMA atende a todos os requisitos para ser um EPE (Estabelecimento Pré-Embarque). Infraestrutura, técnicas de manejo e tecnologia totalmente favoráveis para que o procedimento de exportação de gado vivo aconteça com toda a segurança e qualidade.

Em 2017, a CMA fez o embarque de gado vivo para Turquia, foram 7000 animais. Veja o vídeo abaixo e entenda a importância desse mercado para o Brasil.

Compre Rural com informações da CMA

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com