Premiação do Ranking Nacional das Raças Hefeford e Braford

Premiação do Ranking Nacional das Raças Hefeford e Braford

PARTILHAR
Ranking-Nacional-HB-2017
Foto: Divulgação

Cabanha Touro Passo e Estância Sossego levam o bicampeonato do Ranking Nacional HB 2017

A noite da última sexta-feira (8) foi marcante para os sócios, criadores, parceiros e convidados da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) que fizeram das pistas de julgamento uma extensão das suas Fazendas no ano de 2017. Na oportunidade, foi realizada a entrega de Prêmios aos Destaques do Ranking Nacional das Raças HB, um reconhecimento aos criatórios que se empenharam na qualidade e no alto padrão genético apresentado nas pistas de julgamento das 13 etapas oficializadas pela ABHB.

Cabanha Touro Passo, de Ricardo e Guilherme Pereira Duarte, de Uruguaiana/RS, e Estância do Sossego, de Ana Maria Ormazabal Moura, também de Uruguaiana/RS, colocaram os seus nomes mais uma vez na história das raças ao levaram para Casa o bicampeonato do Ranking Nacional HB em 2017 nas raças Hereford e Braford, respectivamente.

João Souza Cavalcanti, da Cabanha São Fernando, de Quaraí/RS, e Vorgia Helena Pinheiro Obino, da Cabanha Santa Helena, de Bagé/RS, levaram o vice-campeonato. O terceiro lugar ficou com Alfredo William Losco Southall, da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel/RS, e Mário, Luiz Mário e Carlos Heitor Belleza, da Fazenda Santa Izabel, de Alegrete/RS, nas raças Hereford e Braford, respectivamente.

O Oscar HB também premiou os melhores expositores rústico e de argola em cada raça. A Agropecuária São Jorge Ltda, Bagé/RS levou o troféu na categoria de Campeão Nacional do Ranking de Rústicos Hereford, já a Cabanha Santa Helena, de Vórgia Helena Pinheiro Obino, de Bagé/RS levou na raça Braford. Entre os criatórios de argola, destaque para a Cabanha Touro Passo, de Ricardo e Guilherme Pereira Duarte, localizada em Uruguaiana/RS e a Estância do Sossego, de Ana Maria Ormazabal Moura, também de Uruguaiana/RS, que levaram os Campeonatos Nacionais do Ranking de Argola, respectivamente, no Hereford e no Braford.

Os eventos oficiais também foram destacados, levando para casa premiações aqueles criatórios que atingiram as melhores médias em cada raça nos remates de primavera, assim como os animais jovens que alcançaram excelente resultado nas Provas de Avaliação a Campo, Eficiência Alimentar, destaque Genético PampaPlus e Conexão Delta G e do Centro de Performance da CRV Lagoa.

A festa aconteceu mais uma vez no tradicional Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e recebeu cerca de 200 convidados oriundos de diversas regiões do Brasil, em especial do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Quem não conseguiu comparecer para receber os prêmios, enviou representante ou vídeo gravado que foi projetado no telão. A cerimônia foi prestigiada pelos ex-presidentes Srs. Geraldo Estrazulas Pereira de Souza, João Souza Cavalcanti e Fernando Lopa.

O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Sperotto Terra, fez sua saudação em tom de despedida. Agradeceu o desempenho da equipe e dividiu com todos o seu agradecimento por mais um ano de conquistas através de um trabalho focado em seriedade e comprometimento.

“Queria agradecer a toda a equipe da ABHB pelo empenho destemido, importantíssimo e abnegado de carregar esta marca. Eu sempre me senti muito tranquilo no dia em que eu assumi a ABHB (…) porque sabia que aqui tinha uma equipe que conseguia fazer”, destacou, Terra, ao comunicar a presença de uma nova chapa criada para comandar a ABHB em 2018 liderada pelo criador Luciano Dornelles. “É importantíssimo em uma gestão ter alguém que almeje a sucessão, disposto a tocar o barco”, opinou.

Para finalizar, agradeceu a todos que de alguma maneira contribuíram com a gestão, principalmente aqueles que com os seus colaboradores fizeram a gestão acontecer. “Me sinto muito feliz porque como gestor pude ter pessoas que não se importaram de trabalhar enquanto eu era presidente na minha gestão, mas também dizer que tive ao meu lado um líder importantíssimo. Acho que um gestor consegue ter pessoas que não se importam de trabalhar com ele, mas um líder não. Um líder traz pessoas que querem trabalhar com ele. Então eu agradeço de coração ao Fernando Lopa que conseguiu liderar essa equipe enquanto eu me propus a ser presidente”, finalizou.

Após a saudação inicial, a mestre de cerimônias, Gerente de Marketing da ABHB Jaqueline Teixeira, prosseguiu com as homenagens que você confere a seguir:

Campeão Ranking HB 2017

Hereford: Ricardo e Guilherme Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS

Braford: Ana Maria Ormazabal Moura – Estância do Sossego – Uruguaiana/RS

Vice-Campeão Ranking

Hereford: João Souza Cavalcanti – Cabanha São Fernando – Quaraí/RS

Braford: Vorgia Helena Pinheiro Obino – Cabanha Santa Helena – Bagé/RS

Terceiro Lugar Campeão Ranking

Hereford: Alfredo William Losco Southall – Cabanha Vacacaí – São Gabriel/RS

Braford: Mário, Luiz Mário e Carlos Heitor Belleza – Fazenda Santa Izabel – Alegrete/RS

Melhor Expositor Rústicos

Hereford: Agropecuária São Jorge Ltda – Agrop. São Jorge – Bagé/RS

Braford: Vórgia Helena Pinheiro Obino – Cabanha Santa Helena – Bagé/RS

Melhor Expositor Argola

Hereford: Ricardo e Guilherme Pereira Duarte – Cabanha Touro Passo – Uruguaiana/RS

Braford: Ana Maria Ormazabal Moura – Estância do Sossego – Uruguaiana/RS

EVENTOS OFICIAIS

A categoria premiou os criatórios que melhor desempenharam nos Remate da temporada. O 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua, que abriu a temporada de primavera em Lages/SC, levou para casa seis das dez distinções. Confira a premiação a seguir:

Maior Faturamento Eventos Oficiais

45º Remate Guatambu, Alvorada e Caty – Dom Pedrito/RS

Maior Média Eventos Oficiais nas Fêmeas:

Hereford: 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua – Lages/SC

Braford: 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua – Lages/SC

Maior Média Eventos Oficiais nas Machos:

Hereford: 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua – Lages/SC

Braford: 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua – Lages/SC

Macho Mais Valorizado em Eventos Oficiais:

Hereford: Remate Wolf Genética e Pitangueira (Wolf Genética) – Dom Pedrito/RS

Braoford: 53º Remate Bela Vista – Santana do Livramento/RS

Fêmea Mais Valorizada em Eventos Oficiais:

Hereford: 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua – Lages/SC

Braford: 7º Leilão Mãe Rainha e Meia Lua – Lages/SC

Lote de Embriões Mais Valorizado:

Braford: Estância Carcávio – Leilão Elite HB – Santana do Livramento/RS

ABHB premia vencedores da PAC

O Oscar HB também premiou os vencedores da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores HB (PAC) 2016/2017, um dos programas de maior orgulho da Associação. A prova tem como objetivo selecionar touros potencialmente melhoradores dentro de um mesmo ambiente e clima. As distinções aos melhores da 11ª PAC Hereford e 22ª PAC Braford foram entregues pelo Dr. Joal Brasale Leal, representando a Embrapa Pecuária Sul, e pelo Gerente de Operações da ABHB, Felipe Azambuja. Confira a seguir o resultado da PAC e dos demais programas de melhoramento genéticos apoiados pela ABHB:

Campeão PAC:

Hereford: Valter José Potter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Braford: Valter José Potter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

2° PAC:

Hereford: Valter José Potter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Braford: Sucessão Dário Silva Azambuja – Fazenda Santa Tereza – Arambaré/RS

3° PAC:

Hereford: Valter José Potter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Braford: Valter José Potter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

CONSUMO RESIDUAL ALIMENTAR

Campeão CAR:

Hereford: Valter José Potter – Estância Guatambu – Dom Pedrito/RS

Braford: Sucessão Doralício Lorentz Borges – Estância São Bento do Verde – São Sepé/RS

TESTE CP CRV LAGOA

Campeão CP:

Braford: Gustavo Camponogara e Gilberto Camponogara

DESTAQUE CONEXÃO DELTA G

Hereford: Fazenda São Manoel – Alegrete (RS)

Braford: Agropecuária Caty – Dom Pedrito (RS)

CENTRAL QUE MAIS CONTRATOU HB

Renascer Biotecnologia

TOP PAMPAPLUS

Hereford: Juarez Flores Furtado – Reculuta Agropastoril – Santana do Livramento (RS)

Braford: Fernando Torres Cardoso Saraiva – Fazenda Divisa – Alegrete (RS)

EMPRESAS PARCEIRAS

A ABHB também aproveitou o evento para saudar as empresas parceiras em 2017. Subiram ao palco e foram agraciados os parceiros da:

Cooperativa Sicredi
Spraytec
CONNAN

PROGRAMA CARNE PAMPA

O ano de 2017 para o Programa Carne Pampa foi um ano de muitas dificuldades, porém com novas oportunidades, o que fez a ABHB unir forças e buscar soluções criativas e ousadas. Um exemplo disso foi a Batalha do Hambúrgier, que movimentou a Expointer e levou para o estande da ABHB renomados chefs de cozinha, influenciadores digitais e formadores de opinião que ajudaram a ABHB a impulsionar as qualidades inigualáveis da Carne Certificada Hereford, o que por consequência também permitiu incentivar o crescimento do consumo de carne de qualidade, estando a CCH presente na mesa do consumidor do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, entre tantas outras localidades. Para realizar a entrega das premiações, subiu ao palco a gerente do Programa Carne Pampa da ABHB, Fabiana Rosa de Freitas.

Produtor com maior número de animais abatidos: Estância Santa Maria, Bagé-RS – Gedeão Avancini Pereira
Produtor com maior percentual animais certificados: Fazenda Pulquéria, São Sepé-RS – Fernando Costabeber

PREMIAÇÃO NJHB

O Núcleo Jovem da ABHB, que neste ano completou dois anos, e realizou uma série de capacitações descentralizadas também homenageou os parceiros que em 2017 contribuíram com o Núcleo ajudando os gestores a conquistares os seus objetivos. São eles:
Produtor Destaque: Thomaz Furtat Marques
Parceiro NJHB: Fernando Preis Cavalcanti
Técnico NJHB: Emmanuel Cabral

Por Tatiana Feldens – Ascom ABHB

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.