Conheça as raças mais dóceis de gado de corte, vídeo!

Conheça as raças mais dóceis de gado de corte, vídeo!

PARTILHAR
touro da raça braford
Foto: Gabriel Olivera / Agência El Campo

Você já ouviu falar de um touro de mais de 1000 kg sendo uma das raças mais dóceis para se criar? Pois é, confira agora a lista completa dessas raças!

Adoramos ter gado ao redor de nossa fazenda e nada faz um trabalho melhor em transformar seu pasto e outras forragens em carne do que um bovino. Como um novato, que raça de gado você deve escolher para sua fazenda? Conheça as raças mais dóceis de gado de corte, vídeo!

As raças de corte mais dóceis, segundo um site norte-americano, foram elencadas do artigo abaixo, mas como estamos no gigante brasileiro, acrescentamos alguns nomes a lista, como o grande nelore. Vamos então falar um pouco sobre essas raças da pecuária de corte!

Você fornece a terra, água e abrigo (que podem ser mínimos) e o gado trabalha (pastar e crescer) por conta própria. O gado pastando é um ótimo uso da sua terra e uma vida feliz para o seu gado. Está pensando em comprar gado, mas tem dúvidas sobre a sustentabilidade do gado? Faça tudo com gestão e planejamento!

Ocasionalmente, porém, você precisará colocar esses dentro de um curral de algum tipo para um exame de saúde, desparasitação periódica ou separar parte do rebanho para vender. Enfim, a hora do manejo é sempre uma preocupação quanto ao temperamento do gado!

Talvez você veja uma vaca parindo e pareça que ela precisa de ajuda ou você apenas queira olhar mais de perto o filhote. Estes são todos os momentos em que a disposição do gado importa. É muito importante.

Então, por que não ter gado mais fácil de manejar e contornar?

Uma grande e linda vaca que enlouquece quando te vê e corre para cima, um boi que parte para cima das pessoas, mesmo montadas a cavalo. Podemos citar, até mesmo, o temperamento do mais comum na hora da cura do umbigo do nelore a pasto.

Todo o gado pode ficar irritado e todas as vacas ficarão com medo de você ficar perto de seu novo bezerro – mas ela tenta protege-lo ou apenas fica vigiando de perto? Outro aspecto a considerar com relação às disposições do gado é que a disposição é hereditária. Uma vaca calma terá um bezerro calmo.

Por que não povoar seu rebanho com vacas que você gosta de ter? O gado calmo vai crescer melhor e ficar mais saudável, uma vez que o estresse afeta negativamente os animais, assim como o estresse afeta negativamente a saúde das pessoas.

O gado dócil usa sua ração com mais eficiência, o que os torna mais econômicos de criar, pois não estão queimando energia enquanto são frutados. As atitudes são contagiosas , algumas vacas nervosas deixam o resto do rebanho nervoso, pensando que elas também deveriam estar nervosas.

Finalmente, uma vaca mais calma é mais segura para você estar por perto. O gado é grande em comparação com as pessoas, até mesmo as raças pequenas superam você.

Uma vaca de corte pode facilmente machucá-lo se sentir que você é uma ameaça. Só faz sentido começar com um animal com o qual seja mais fácil trabalhar.

Algumas reflexões sobre o empurrão do gado de confinamento, às vezes muito. Uma cerca elétrica funciona bem para mantê-los dentro. Esses animais não estão sendo muito difíceis, eles estão apenas sendo gado.

Dóceis raças de gado de corte

Nelore

Nelore é uma raça de gado bovino originária da Índia. Possui a pelagem branca e a pele preta o que lhe confere uma tolerância extraordinária ao calor. Os primeiros exemplares chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram predominante no rebanho brasileiro.

Apesar de ter a grande fama de ser temperamental, é um gado de grande docilidade e facilidade de manejo, tendo em vista que muitos rebanhos apresentam animais que permitem a aproximação. “Nelore sendo nelore”, é muito mais “manejo errado” do que realmente um “problema” da raça!

Fazenda Barreiro Grande - Nova Crixás - GO - nelore ADIR
Nelore ADIR / Foto: Olívia Carvalho

Blonde d’Aquitaine

Blonde d’Aquitaine  é uma raça de gado da região do Rio Garrone, na França, e é uma combinação de três linhagens de gado, todas nativas da região. A Blonde d’Aquitaine foi importada para os EUA em 1972.

Os animais dessa raça são maior, com touros pesando 1180 quilos e vacas pesando em média 770 quilos. Eles são conhecidos por ter uma disposição dócil, facilidade de parto e tolerância ao calor. A cor dos loiros pode variar de quase branco a marrom, mas geralmente, como o nome sugere, eles são loiros.

Beefmaster

Beefmaster é uma raça comum encontrada principalmente nas regiões quentes e secas dos Estados Unidos. Os Beefmasters foram desenvolvidos no Texas para dar uma carcaça de maior rendimento em bovinos com resistência ao calor e a insetos.

Tom Lasater era um fazendeiro no Texas que queria mais carne em seu gado Brahman. A cruz original que ele usou na década de 1930 era 25% Hereford, 25% Shorthorn e 50% Brahman. Este cruzamento combina insetos e resistência ao calor com carne de boa qualidade.

Ele escolheu seis características para procriar e ignorou completamente as características não comerciais, como a cor, para que o Beefmaster pudesse ter qualquer cor ou padrão.

As seis características fundamentais do Beefmaster são 1. disposição, 2. fertilidade, 3. peso, 4. conformação, 5. robustez e 6. produção de leite (para garantir bezerros de rápido crescimento).

Se você estiver em uma área quente, dê uma olhada no Beefmaster como sua raça de escolha. Ao contrário do resto dessas raças, Beefmaster é selecionado especificamente para resistência no calor.

touro canchim - Urdado Canta Galo
Urdado Canta Galo / Foto: Valentin Suchek

Canchim – O Precoce Brasileiro

Canchim, raça genuinamente brasileira, ainda intitulada “O Precoce Brasileiro, raça construída há 70 pela hoje Embrapa de São Carlos (SP) para o melhoramento da pecuária nacional.

Raça composta por Nelore (3/8) e por Charolês (5/8), juntando as partes boas das 2 raças para o clima brasileiro, rusticidade do Nelore e precocidade e ganho de peso do Charolês. Touro Canchim tem alto libido, aguenta o calor, vai onde a vaca vai nas pequenas e nas grandes extensões, persegue a vacada e cobre na hora certa dando bom aproveitamento das matrizes.

Bezerro nasce pequeno, bom para primíparas, precoce e ganhador de peso. Bezerro vai atingir ponto de corte uns 6 meses antes que seu congênere Nelore, encurta ciclo de produção e melhora o retorno da fazenda. Canchim é rústico, precoce, ganhador de peso, e dócil para fácil manejo.

British White

O gado British White  é originário de East Anglia, Inglaterra. Eles também são chamados de Polled White Park. O British White foi importado para os Estados Unidos em 1941 e novamente em 1976 e 1989. A sociedade da raça foi formada em 1976.

Os animais são conhecidos por serem resistentes, ter carne de vaca de boa qualidade e uma disposição delicada. Os touros pesam 680 kg e as vacas pesam 453 quilos.

O gado White Park é muito parecido com o British White, então certifique-se de procurar animais sem chifres (sem chifres). British White tem um corpo todo branco com pontas pretas (como um gato siamês), o que significa que os olhos, orelhas, nariz, cascos e cabelos na ponta da cauda são todos pretos.

Devon

Devon  é originário dos condados de Somerset e Devon, na Inglaterra. Outros nomes para esta raça são Beef Devon, North Devon, Red Devon e Red Ruby.

O Devon também foi dividido em linhas separadas com o caldo mais carnudo usado como carne e as vacas com características mais leiteiras usadas como uma vaca de duplo propósito, agora chamada de Devon de ordenha.

Os touros Devon pesam 997 quilos e as vacas pesam 500 quilos. Os Devons são conhecidos por serem adaptáveis, com maturação precoce, estrutura atarracada e tolerância a climas quentes e frios.

Como você deve ter adivinhado por alguns nomes alternativos de raças, esse gado tem uma bela cor vermelho rubi. O Devon também é relativamente difícil de encontrar porque é uma raça rara.

Touro Hércules da Gralha Azul alcançou o maior preço / Foto: Cabanha Gralha Azul

Galloway

Galloway  é de Galloway, na Escócia. O livro genealógico da raça foi iniciado em 1862. O Galloway e o Angus foram inicialmente mantidos juntos, mas divididos em uma sociedade racial separada em 1878.

Galloways foram importados para os Estados Unidos logo em seguida. com o livro genealógico dos EUA a partir de 1882. O gado Galloway começou como uma raça de duplo propósito (gado criado para produção de carne e leite). Agora Galloways são mantidos apenas para carne.

O gado Galloway é conhecido por sua robustez, facilidade de manejo e grande habilidade maternal.

Galloways vêm em cores sólidas que variam de marrom a mais pardo. O casaco de inverno é desgrenhado. Tem duas partes de cabelos compridos para evitar a chuva e cabelos mais curtos para isolamento.

Gelbvieh

Gelbvieh  é da Baviera, Alemanha, e também é chamado de Amarelo Alemão.

Gelbvieh foi criado pela mistura de quatro bovinos principais de tripla finalidade a partir de 1856 na Alemanha. A raça estava produzindo verdadeiros e, portanto, capaz de iniciar um registro em 1897.

Gelbvieh é conhecido por seu crescimento rápido, eficiência alimentar e temperamento uniforme. O nome Gelbvieh é pronunciado “gelp-fee” e significa simplesmente vaca amarela em alemão.

A cor comum do Gelbvieh é o amarelo, mas pode variar do creme ao avermelhado ao preto. Essas vacas têm um nariz um pouco romano e uma conformação muscular muito forte.

Hereford

Hereford  é de Herefordshire, que fica nos arredores de Londres, Inglaterra. Herefords veio para os Estados Unidos em 1847. Esta é uma raça muito popular que pode ser encontrada em quase qualquer lugar que os fazendeiros criem gado.

Herefords pode ser chifrudo ou chifrudo, com cada raça mantida em associações de registro separadas. Herefords são bovinos vermelhos com uma face branca, parte inferior e switch da cauda (a switch é o cabelo comprido na extremidade da cauda).

Este gado deve ser de um belo vermelho cereja e não deve ter pelos pretos em nenhum lugar do corpo. Hereford’s são tão populares porque são de rápido crescimento, dóceis e produzem carne bovina de boa qualidade.

Por estarem tão espalhados pelo mundo, também são fáceis de encontrar, tornando o Hereford uma ótima escolha para um novo criador de gado de corte.

Vacas Hereford

Lincoln Red

Lincoln Red  é de Lincolnshire, Inglaterra. Originalmente uma raça de dupla finalidade, agora são criados para a produção de carne.

Lincoln Reds são, como o nome sugere, sempre na cor vermelha, alguns com pequenas manchas brancas ocasionais no sublinhado. Lincoln Red é a maior raça britânica de corte com touros pesando 907 quilos e vacas com média de 680 quilos

Este gado começou como parte da raça Shorthhorn, mas foi separado em sua própria raça em 1894. Eles são conhecidos por sua habilidade de crescer com menos alimento, maturidade rápida, parto fácil e ter uma alta porcentagem de curativo (mais carne na carcaça e menos ossos). Lincoln Reds são dóceis.

Maine Anjou

Maine Anjou se  originou na Bretanha, França, na década de 1830. Durham, outro nome para Shorthorn, e Mancelle, uma raça nativa da Bretanha, foram cruzados para produzir uma raça de duplo propósito adequada para a área.

O Maine Anjou é uma raça vermelha e branca que é a mais pesada de todas as raças francesas.

Eles são conhecidos por ter uma disposição delicada, boa taxa de crescimento, tamanho de estrutura (grande estrutura óssea) e eficiência alimentar.

Os touros Maine Anjou pesam 1100 quilos e as vacas pesam 770 quilos.

Murray Gray

Murray Gray  é uma raça de gado originário de New South Wales, Austrália. O Murray Gray começou como um atraente cruzamento de Angus e Shorthorn selecionados pela primeira vez em 1905 com a formação da sociedade da raça em 1963.

Os Murray Grays são conhecidos pela carne bovina de alta qualidade, maturidade precoce, por serem dóceis e boas mães. Como você deve ter adivinhado, a cor é cinza, que pode variar de claro a escuro e pode ter algumas pequenas manchas brancas na parte inferior.

O que você pode não ter adivinhado é que o Murray Grey realmente tem pele preta, então a pele ao redor dos olhos e a ponta do nariz são pretas. Sempre preferi uma vaca de pele preta, o pigmento escuro deixa a cabeça muito mais definida e atraente.

Foto: Divulgação

Pinzgauer

Pinzgauer  é do Vale Pinz austríaco, que fica nos Alpes. O Pinzgauer é uma raça amigável que se adapta bem a muitas áreas.

São castanhos nos lados com branco na linha superior dos ombros para trás até o final da cauda. A parte de baixo também é branca.

Red Poll

Red Poll  é dos condados de Norfolk e Suffolk, na Inglaterra. Como o nome sugere, este gado é sempre uma tonalidade vermelha do claro ao escuro, mas sempre vermelho e sempre sem chifres (naturalmente não têm chifres).

O Red Poll é conhecido por sua robustez, habilidade materna, carne magra e por ter uma das maiores expectativas de vida de todas as raças britânicas.

As Red Poll foram importadas para os EUA em 1873. Red Poll para aqueles que estão interessados ​​seria uma ótima vaca do tipo homesteading, por ser fácil de se conviver e não ser exigente. Eles também dão uma quantidade decente de leite.

Simental

Simental  é originário da Suíça e tem muitos nomes dependendo do país, incluindo Fleckvieh (Alemanha) e Pie Rouge, Montbeliard e Abondance (França).

Simentais eram uma raça de propósito triplo, o que significa que foram desenvolvidos e usados ​​para carne, leite e cerveja. Esta raça foi oficialmente reconhecida em 1862.

Agora, a maioria das pessoas que criam Simentais os criam para comer. Sua herança leiteira parcial os torna melhores ordenhadores para que os bezerros possam crescer mais rápido.

Simental é atualmente a terceira raça de corte mais popular nos Estados Unidos

As principais características de um bom Simental são boa maternal, disposição dócil, carne de boa qualidade e ser um animal resistente.

Simmentais podem vir em qualquer cor, sem especificação de cor. A maior parte do estoque que vejo é preto, especialmente se você estiver usando inseminação artificial, todos os touros disponíveis atualmente são pretos.

Sempre gostei da cor do corpo loira com o rosto branco – que vaca linda!

Foto: Divulgação

South Devon

South Devon  é uma raça separada do Devon mencionado acima. South Devons são originários de South Hams, perto de Devon, Inglaterra.

Eles são conhecidos por serem dóceis, ter uma longa vida útil e serem resistentes ao calor e a insetos. Os Devon do Sul eram mantidos principalmente em pequenas fazendas como uma raça de duplo propósito, que fornecia leite e bois para força de tração.

O Devon do Sul é uma cor vermelha acastanhada. Esta é uma maneira fácil de distingui-lo do Devon e do Sussex, os quais são raças de gado de aparência semelhante, mas os Devons têm uma pelagem vermelha muito mais escura.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com