Conheça Cenoura: Guzerá PO de cor vermelha

Conheça Cenoura: Guzerá PO de cor vermelha

vaca-guzera-vermelha
Foto: Marca Vi - Nelore / Guzerá⠀⠀⠀

Raça Guzerá não tem essa cor como padrão em sua linhagem, por isso animal não pode ser registrado.

A cor padrão do Guzerá é branco com cinza, assemelhando-se à pelagem do nelore, entretanto a cenoura nasceu com esta cor peculiar. Entramos em contato com o pessoal da Marca Vi, que é proprietária do animal e eles nos explicou:

A Cenoura é filha de Mãe LA (Livro Aberto – animais sem genealogia conhecida) e Touro Guzerá PO. A sua mãe era, em tese, PO, só que houve uma complicação em suas comunicações e a mesma teve que ser registrada como LA. Essa pelagem não é comum. Já apareceu duas vezes aqui na fazenda. Acreditamos que ocorre por fatores relacionados a consanguinidade.
cenoura guzera po

A ABCZ não registra pois não aceita essa pelagem. Contudo, na Índia há animais dessa forma e são vistos mais comumente. A pelagem chama-se “Fogo”. Um extremo da pelagem debruada. Por vezes cascos e chifres despigmentados, dai o por que dá ABCZ não conceder o registro.

Disse Davi Teixeira da Marca Vi @marca_vi

vaca-cenoura-guzera
Foto: Marca Vi –
Nelore / Guzerá

Gado indiano Kankrej ou Guzerá é a mais antiga de todas raças zebuínas.

Sua presença remete a milênios e se mistura com a própria história da humanidade, uma vez que o uso dessa pecuária é uma das bases que estruturou algumas entre as primeiras grandes civilizações da antiguidade.

Vestígios arqueológicos, como carimbos de selos e cerâmicas de terracota comprovam a existência do Guzerá a cerca de 5 mil anos em sítios arqueológicos em Mohenjo-Daro e Harappa, na Índia, mais propriamente ao longo do vale do Indo até as fronteiras do Paquistão. Sendo assim, o habitat do Guzerá é a região predesértica de Kutch, em Gujarat, sequenciado ao norte pelo deserto de Thar e pelo deserto de Sind.

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.