Conheça o pulverizador autônomo, um robô sensacional; Vídeo

Imaginação futurista? Não, as máquinas autônomas já são uma realidade nas lavouras e, com certeza, estarão cada vez mais presentes nos sistemas de produção, aliando sustentabilidade com aumento de produtividade. Conheça o robô autônomo, Arbus 4000 JAV, que é um pulverizador contra pragas

O uso dos Veículos Agrícolas Autônomos (VAAs) nos remete a um futuro – ou um presente já vivenciado por muitas lavouras – em que as fazendas estarão repletas de máquinas trabalhando em conjunto e compartilhando informações entre si. Enquanto isso, o operador apenas vai acompanhá-las de longe. Foi imerso nessa evolução que surgiu o projeto JAV, da Jacto, que já está em sua terceira geração — o Arbus 4000 JAV. Conheça o robô autônomo que é um pulverizador contra pragas.

A proteção da lavoura contra pragas, doenças e insetos e a disponibilização de nutrientes para as plantas estão entre as principais práticas para assegurar a produtividade no campo. E para garantir que os produtos utilizados atinjam o alvo desejado, é recomendado o uso de um pulverizador agrícola de qualidade. Esse é, com certeza, o mais tecnológico disponível no mercado, um pulverizador autônomo e, o melhor, 100% brasileiro, desenvolvido pela Jacto, uma das maiores empresas do setor.

Pioneirismo em VAAs

A Jacto é uma das pioneiras mundiais na fabricação de máquinas agrícolas autônomas. Sendo a primeira a produzir a tecnologia aqui no Brasil, desde 2008, a empresa tem trabalhado no JAV (Jacto Autonomous Vehicle).

Em seu lançamento ao público, na Agrishow de 2010, o veículo autônomo deixou todos surpresos ao permitir que vislumbrassem um novo modelo de produção nas fazendas. O pioneirismo, aliás, é uma forte marca da Jacto. Em 1979, ela foi a desenvolvedora da primeira colhedora de café do mundo — e já conta com um departamento de pesquisa e desenvolvimento há quase 50 anos.

A evolução da linha JAV e o Arbus 4000 JAV

Desde a primeira geração, o JAV sofreu importantes aprimoramentos. Segundo Rodrigo Gomes Madeira, Gerente de Negócios da empresa, o ponto inicial foi a necessidade de um veículo ágil e que responda aos comandos rapidamente. Assim, sua primeira evolução foi em sua estrutura, que deixou de ser articulada para ganhar direção nas quatro rodas, o que permite o trabalho com espaços de manobra cada vez mais curtos.

Uma segunda evolução foi o tamanho do veículo: agora, ele está mais compacto! Apesar de carregar uma grande massa líquida de 4 mil litros, é um veículo slim e leve, com apenas um chassi. Seu design é mais fluido e moderno, sem pontas salientes na estrutura da máquina, que poderiam machucar frutos ou folhas. Outro diferencial é a suspensão, que evolui para um conceito independente, mais moderno e que permite ao JAV trabalhar e desenvolver velocidades maiores.

Arbus 4000 JAV
Divulgação/JactoBrasil

Como veículo autônomo, o Arbus 4000 JAV também trouxe melhorias para fornecer maior segurança e precisão nas operações. Com uma nova geração de sensores, câmeras e lasers, acolhe uma grande variedade de condições, identificando obstáculos e até parando, quando necessário.

Mas as novidades não ficam por aí. Vamos detalhar algumas das principais funções que o Arbus 4000 JAV está trazendo ao mercado!

O Arbus 4000 JAV

O Arbus 4000 JAV ganhou um motor eletrônico. Sua transmissão hidrostática inteligente permite que trabalhe nas mais diversas condições de terreno. Por exemplo, ele pode reconhecer automaticamente um risco de patinagem e fazer o sistema trabalhar para evitar a situação.

A terceira geração do JAV também traz uma importante evolução na gestão da operação. Agora, é possível controlar a máquina inteiramente por um tablet. As funções autônomas foram otimizadas com a possibilidade de você ter mais de um JAV trabalhando simultaneamente. É possível sincronizá-los com diferentes aplicações dentro de um mesmo plano de controle.

Outra função é o “Siga o líder”. Nela, o operador posiciona um veículo à frente dos JAVs. Conectados, todos andam juntos, em comboio e linha reta, como que conduzidos por esse veículo.

Por meio do posicionamento georreferenciado, o Arbus 4000 JAV também pode fazer o abastecimento automático da máquina. Em outras palavras, você informa ao equipamento onde está o sistema de abastecimento, e ele automaticamente interrompe a operação e vai buscar mais água, quando necessário.

Novidades no sistema de pulverização do Arbus 4000 JAV

O Arbus 4000 JAV tem um circuito com multiventiladores trabalhando de forma independente na operação de pulverização. Além disso, ele conta com um sistema de reconhecimento do volume da planta. Assim, pode “decidir” se joga mais ou menos ar em função da arquitetura da planta.

Como afirma o Gerente de Negócios da Jacto, Rodrigo Madeira, a ideia é “reduzir custos e otimizar ao máximo a aplicação em função do tamanho da planta”. Consequentemente, o produtor garante um controle melhor do consumo de combustível, já que a máquina aplica apenas a quantidade necessária.

A agricultura de precisão e a Otmis

Todo esse conceito está dentro das tendências da agricultura de precisão. Com sistemas de GPS, georreferenciamento, controle de pilotos, navegação autônoma e gestão de operação, entre outros, o Arbus 4000 JAV vem preparado para o futuro. São inovações que promovem práticas sustentáveis nos processos de produção agrícola.

Toda a inteligência por trás do Arbus 4000 JAV está nas mãos dos projetos da Otmis. São tecnologias que garantem operações mais rápidas, com maior produtividade, qualidade e disponibilidade. É possível, por exemplo, deixar um veículo desses trabalhando 24 horas por dia, sem barreiras ligadas à fadiga do operador ou baixa visibilidade no campo.

Divulgação/JactoBrasil

Especificações do Arbus 4000 JAV

Podemos resumir os principais aspectos do Arbus 4000 JAV em cinco pontos fundamentais:

  • sistema de pulverização: é um mecanismo de multiventiladores com um controle de seções que pode liberar o produto somente onde há massa verde. Esse escaneamento a laser — inédito — pode ler o porte da planta e atuar em consonância com os ventiladores, para que apenas sejam acionados quando necessários;
  • controle autônomo da operação: é possível trabalhar com mais de um veículo simultaneamente e ainda usar o comboio na função “Siga o líder”, interligando virtualmente as máquinas — as quais, além disso, podem ser configuradas individualmente para diferentes tarefas;
  • sistema de transmissão hidrostático: tem controle de tração e é integrado ao motor a diesel, para aproveitar melhor a potência e reduzir o consumo de combustível;
  • sistema de direção: tem, agora, muito mais facilidade de manobras, operando em um raio de giro pequeno, graças à direção nas quatro rodas;
  • design: compacto, leve e fluido, sem gerar danos aos produtos.

O Arbus 4000 JAV representa uma grande evolução em termos de tecnologias de aplicação e veículos autônomos. Os multiventiladores são um dos grandes destaques, pois garantem maior eficiência na pulverização, com operações otimizadas, ágeis e de menor custo.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Você conhece a raça de cavalo que percorre 70 km/dia sem ferradura?

O cavalo nordestino é reconhecido por sua incrível capacidade de percorrer longas distâncias sem o uso de ferraduras, sendo capaz de alcançar até 70 quilômetros em um único dia. Essa impressionante habilidade de resistência é uma marca registrada dessa raça, que se desenvolveu ao longo dos séculos em resposta às exigentes condições do sertão do…

Continue Reading Você conhece a raça de cavalo que percorre 70 km/dia sem ferradura?

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM